A biblioteca universitária como espaço de extensão, cultura e sustentabilidade
experiências da UERJ na realização de oficinas com lettering e literatura de Cordel
Palavras-chave:
Extensão universitária, Literatura de cordel, Escrita criativa, Patrimônio culturalResumo
O trabalho investiga a atuação da biblioteca universitária como espaço de extensão cultural por meio de oficinas com lettering e cordel, visando promover acesso à informação e valorização das expressões populares. Fundamenta-se em Freire (2019), Santos (2015) e Moraes (2019), com abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica e análise documental. As oficinas, pautadas na escuta ativa, resultaram em participação comunitária, fortalecimento de vínculos intergeracionais, valorização da identidade regional e inclusão social. Conclui-se que a biblioteca, ao integrar cultura e arte, amplia sua função social e contribui para uma universidade mais democrática e transformadora.
Referências
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. A ação cultural do bibliotecário: grandeza de um papel e limitações de uma prática. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, v. 20, n. ja/dez. 1987, p. 31-38, 1987. Disponível em:
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/387/361. Acesso em: 22 maio 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GERALDO, Genilson. Agenda 2030 e as bibliotecas: universalização, aplicabilidade e planejamento. Revista Eletrônica da ABDF, v. 5, n. 2, p. 41–62, jul./dez. 2021. Disponível em: https://revista.abdf.org.br. Acesso em: 06 jun. 2025.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Conjunto de ferramentas: as bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. Tradução: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD). Lisboa, 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf. Acesso em: 03 jun. 2025.
MOORE, Juliana. Desenhando letras: Um guia prático para dominar a arte de escrever à mão. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2021.
MORAES, Maria da Glória. Cordel: tradição e resistência cultural. Recife: EdUFPE, 2019.
OLIVEIRA, Luiza M.P. de. Ação cultural na biblioteca universitária: a experiência da Biblioteca Central da UFPE. Repositório - FEBAB. Disponível em:
http://repositorio.febab.org.br/items/show/4977. Acesso em: 26 jun. 2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Brasília: ONU Brasil, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 02 jun. 2025.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória. São Paulo: Cortez, 2017.
SANTOS, Josiel Machado. Ação cultural em bibliotecas públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 173–189, 2015. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/425/468. Acesso em: 16 jun. 2025
SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; SANTOS, Raquel do Rosário; JESUS, Ingrid Paixão de. A biblioteca universitária como equipamento cultural e suas potencialidades para promover as diversas manifestações artísticas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1515. Acesso em: 29 jun. 2025.