Para além dos livros
o papel das bibliotecas universitárias no letramento financeiro e sua conexão com a Agenda 2030
Palavras-chave:
Biblioteca Universitaria, Letramento financeiro, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)Resumo
O objetivo deste artigo é identificar a contribuição do letramento financeiro pelas bibliotecas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas. Para este estudo, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e descritiva com abordagem qualitativa, utilizando-se como fontes de pesquisa documentos, livros, sites institucionais e artigos científicos da Base de Dados em Ciência da Informação. Foi possível a identificação dessa contribuição, o que demonstra a importância das bibliotecas como promotoras dessa atividade. Conclui-se que o letramento financeiro no âmbito das bibliotecas universitárias constitui uma ação favorável aos ODS.
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Financial literacy education in libraries: guidelines and Best Practices for Service. ALA, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3FFTtsh. Acesso em: 3 jun. 2025.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório da OCDE avalia Letramento financeiro entre adolescentes de 20 economias mundiais. Aprender Valor, 2024. Disponível em: https://tinyurl.com/yavuryyu. Acesso em: 3 jun. 2025.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://tinyurl.com/mwfe979f. Acesso em: 3 jun. 2025.
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial da União, dez. 2010. Disponível em: https://tinyurl.com/5n6dtn4f. Acesso em: 2 jun. 2025.
BRASIL. Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBE. Diário Oficial da União, jun. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/4rn3yzas Acesso em: 02 jun. 2025.
BRASIL. Presidência da República. Sobre a OCDE. Brasília, DF: Casa Civil, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/3zpp258j. Acesso em: 3 mai. 2025.
CARVALHO, Maria Carmen Romcy de. Prefácio. In: LUBISCO, Nádia M. L. (org.). Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: EDUFBA, 2011.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. PISA 2021: matriz de referência de análise e de avaliação de letramento financeiro. Brasília, DF: INEP, 2020. 68 p. Disponível em: https://tinyurl.com/3bvxv7dm. Acesso em: 4 jun. 2025.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Brasília, DF: INEP, 2025. Disponível em: https://tinyurl.com/y8j7pd88. Acesso em: 18 mai. 2025.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Acesso e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas. São Paulo: FEBAB, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/yc8mvphf. Acesso em: 4 jun. 2025.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Adulting 101: teaching financial literacy and more for young adults. Netherland: IFLA, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/3kwhsfxc. Acesso em: 3 jun. 2025.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. As bibliotecas podem promover a implementação da Agenda 2030. São Paulo: FEBAB, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/4wzt7857. Acesso em: 4 jun. 2025.
LANKES, David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: FEBAB, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/4zxk6ee9. Acesso em: 4 jun. 2025.
NAÇÕES UNIDAS. Articulando os programas de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: orientações para organizações políticas e a cidadania. Brasília, DF: ONU, 2018. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-10/Publica%C3%A7%C3%A3o%20Articulando%20os%20ODS_REQ_ID_6998.pdf. Acesso em: 2 jun. 2025
NAÇÕES UNIDAS. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília, DF: ONU, 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/y676c69t. Acesso em: 2 jun. 2025.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. PISA 2022 Results (Volume IV): how financially smart are students? OECD Publishing, Paris, FR, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1787/5a849c2a-en. Acesso em: 2 jun. 2025.
PORTELA, Paulo Henrique Gonçalves. Direito Internacional Público e Privado incluindo noções de Direitos Humanos e de Direito Humanitário. Salvador: JusPodivm. 2020. 1360 p.
SANTIN, Dirce Maria. Bibliotecário de referência. In: SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (org.). O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora Ltda, 2020. p. 15-49. Disponível em: https://tinyurl.com/2jx8adc5 Acesso em: 17 mai. 2025.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016. 317 p.
SILVA, Fabiane Simões da; BORGES, Jussara. A biblioteca pública como viabilizadora da Agenda 2030 da ONU. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1456. Acesso em: 10 ago. 2025.
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; SILVA, Terezinha Elizabeth. Fontes de informação digital: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler (org.). Fontes de informação digital. Londrina: EDUEL, 2016. p. 13-44.
VAALER, Alyson; REITER, Lauren; FAULKNER, Ash E. They seek, but do they find?: investigating the financial information-seeking behavior of college students. College & Research Libraries, v. 82, n. 2, p. 267-285, mar. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/bddyc69x. Acesso em: 16 mai. 2025.