Letramento informacional e digital na comunidade IME-USP

a Wikipédia como recurso educacional aberto

Autores

  • Stela Madruga IME-USP

Palavras-chave:

Letramento informacional, Wikipédia, Educação aberta, Competência digital

Resumo

O texto descreve os resultados preliminares de um projeto no IME-USP (Mar/2025 - Mar/2026), que visa capacitar a comunidade em edição colaborativa na Wikipédia ("wikimedista em residência"). Até junho de 2025, a iniciativa gerou 170 verbetes e 348 mil visualizações, provando o potencial da Wikipédia para desenvolver competências digitais e aumentar a visibilidade da produção acadêmica brasileira. O artigo também propõe um modelo replicável na USP.

Referências

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: American Library Association, 2016. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 10 jun. 2025.

DAWE, Lydia. Wikipedia editing as a means to improve information literacy skills in undergraduate health students. Information and Learning Science, v. 118, n. 1/2, p. 1-16, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/ILS-09-2016-0067. Acesso em: 10 jul. 2025.

IFLA; UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO para a Biblioteca Pública 2022. [S. l.]: IFLA; UNESCO, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385149. Acesso em: 20 ago. 2025.

IFLA. Engaging the World’s Libraries with Wikipedia: What Are the Opportunities? International Federation of Library Associations and Institutions, 2022. IFLA, 2022. Disponível em: https://www.ifla.org/news/engaging-the-worlds-libraries-with-wikipedia-what-are-the- opportunities/. Acesso em: 12 jun. 2025.

JURNO, Amanda. Iniciação científica e produção de conhecimento livre. Diff, [S. l.], 11 out. 2023. Disponível em: https://diff.wikimedia.org/pt/2023/10/11/iniciacao-cientifica-e-producao-de-conhecim ento-livre/. Acesso em: 20 jun. 2025.

MESGARI, Mostafa; OKOLI, C.; MEHDI, M.; NELSEN, F. Å.; LANAMÄKI, A. “The sum of all human knowledge”: a systematic review of scholarly research on the content of Wikipedia. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 66, n. 2, p. 219-245, 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23172. Acesso em: 20 jun. 2025.

PROFFITT, M. R. Leveraging Wikipedia. Chicago: ACRL, 2018.

UNESCO. Media and information literate citizens. UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377068. Acesso em: 19 jun. 2025.

UNESCO. Recomendação sobre Recursos Educacionais Abertos (REA). Paris, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370936. Acesso em: 20 jun. 2025.

VETTER, M. A. Teaching Wikipedia: technological affordances and collaborative knowledge production. Computers and Composition, v. 57, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compcom.2020.102565. Acesso em: 12 jun. 2025.

VIANA, Lilian; PIERUCCINI, Ivete; MADRUGA, Stela Nascimento. Biblioteca universitária e saberes informacionais: uma experiência com a Wikipédia. Informação & Informação, v. 26, n. 4, p. 645-669, out./dez. 2021. Disponível em:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p645. Acesso em: 14 maio 2025.

WIKIMEDIA BRASIL. Relatório de atividades 2024. São Paulo, 2024. Disponível em: https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Report/2024. Acesso em: 12 jun. 2025.

WIKIMEDIA FOUNDATION. Annual Report 2022-2023. São Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: https://wikimediafoundation.org/annualreports/2022-2023-annual-report/. Acesso em: 20 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação