Ações da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp para apoiar a escrita científica

checagem de similaridade científica e síntese de literatura sobre o Turnitin

Autores

  • Rosana Evangelista-Poderoso Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) https://orcid.org/0000-0001-8661-1168
  • Cleusa Telles Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Rony Roberto Fulgêncio de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

Análise de similaridade, Síntese de literatura, Turnitin, Bibliotecas acadêmicas, Serviços bibliotecários

Resumo

A globalização das fontes de informação e do conhecimento, pode levar a processar e realizar, simultaneamente, novas descobertas. Objetivos: descrever o serviço da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas (BFCM) na leitura dos relatórios de similaridade emitidos pelo sistema Turnitin®, e contribuir com uma síntese da literatura. Metodologia descritiva e revisão de literatura. Resultados: entre 2019 e 2024 a BFCM analisou 1.464 relatórios. Os estudos incluídos na análise da literatura apresentaram o uso do sistema, na tabela síntese estão as conclusões, sugestões e recomendações. Colaborar para que novas pesquisas apresentem inovações, é relevante para a sociedade.

Biografia do Autor

Rosana Evangelista-Poderoso, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutora em Ciências da Saúde - UNICAMP. Possui graduação e, Biblioteconomia e Pedagogia (1998, 2017) e mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Atualmente é Coordenadora da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas e Professora de Ensino Superior. Tem experiência na área de Informação em Saúde, Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: normalização, trabalhos acadêmicos, informação na área da saúde, revisões sistemáticas na área da saúde e educação.

Cleusa Telles, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduação em Biblioteconomia pela PUC-Campinas. 

Rony Roberto Fulgêncio de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduação em Biblioteconomia.

Referências

ARABYAT, R. M. et al. Faculty members' perceptions and attitudes towards anti-plagiarism detection tools: applying the theory of planned behavior. Journal of Empirical Research On Human Research Ethics, v. 17, n. 3, p. 275-283, jul. 2022. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9992686/. Acesso em: 01 jun. 2025.

BARRETO, J.O.M. et al. Evidências para a promoção da saúde no Brasil: relato de um serviço de resposta rápida. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 48, sep. 2024. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/61341. Acesso em: 1 jun 2025.

BERTRAM GALLANT, T. et al. Plagiarism or not? investigation of Turnitin®-detected similarity hits in biology laboratory reports. Biochemistry and Molecular Biology Education, v. 47, n. 4, p. 370-379, 2019. Disponível em: https://iubmb.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/bmb.21236. Acesso em: 20 jun. 2025.

HABY, M. M.; CLARK, R. Respostas rápidas para políticas de saúde informadas por. BIS, v. 17, n. 1, p. 32-42, jul. 2016. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/11/1024035/bis-v17n1-politicas-de-saude-32-42.pdf. Acesso em: 1 jun 2025.

KLDIASHVILI, E. et al. Project-based approach as methodology to improve academic performance of medical school students within the research line teaching course: a quasi-experimental study. Health Science Reports, v. 8, n. 3, p. e70562, 2025. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hsr2.70562. Acesso em: 1 jun. 2025.

KLDIASHVILI, E. et al. Impact of anatomage table on writing of medical students' case reports: a comparative study. Health Science Reports, v. 7, n. 8, p. e70013, 2024. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hsr2.70013. Acesso em: 1 maio 2025.

LUBOWITZ, J.; BRAND, J. C; ROSSI, M. J. Two of a kind: multiple discovery AKA simultaneous invention is the rule. Arthroscopy, v. 34, n. 8, p. 2257–2258. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0749806318304985?via%3Dihub. Acesso em: 1 jun 2025.

MANLEY, S. The use of text-matching software's similarity scores. Accountability in Research, v. 30, n. 4, p. 219-245, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08989621.2021.1986018. Acesso em: 20 jun 2025

MEO, S. A.; TALHA, M. Turnitin: is it a text matching or plagiarism detection tool? Saudi Journal of Anaesthesia, vol. 13, suppl , p.S48-S51, 2019. Disponível em: https://journals.lww.com/sjan/fulltext/2019/13001/turnitin__is_it_a_text_matching_or_plagiarism.13.aspx. Acesso em: 01 jun 2025.

MERTON, R. K. Singletons and multiples in scientific discovery: a chapter in the sociology of science. In: AMERICAN PHILOSOPHICAL SOCIETY. Anais..., 1961. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/985546. Acesso em: 01 jun 2025.

NG, C.K.C. Evaluation of academic integrity of online open book assessments implemented in an undergraduate medical radiation science course during COVID-19 pandemic. Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences, v. 51, n. 4, p. 610-616, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1939865420303040?via%3Dihub. Acesso em: 15 jun. 2025.

NKETSIAH, I. et al. Postgraduate students' perception of plagiarism, awareness, and use of Turnitin text-matching software. Accountability in research, vol.31, n.7, p.786-802, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08989621.2023.2171790. Acesso em: 01 jun 2025.

PAGE, M. J. et al. PRISMA 2020 flow diagram for new systematic reviews which included searches of databases and registers only. BMJ, v.372, n.71, 2021. Disponível em: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71. Acesso em: 01 jun 2025.

STONE, A. Online assessment: what influences students to engage with feedback? The Clinical Teacher, v. 11, n. 4, p.284-289, 2014. Disponível em: https://asmepublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/tct.12158. Acesso em: 1 jun 2025.

TOUR, E. et al. Plagiarism in lab reports in the age of turnitin, experimental biology 2015. EB. FASEB Journal, Disponível em: https://faseb.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1096/fasebj.29.1_supplement.559.21. Acesso em: 1 jun 2025.

WATERFIELD, J. et al. The value of a postgraduate study skills programme in supporting good academic practice. In: EUROPEAN CONGRESS OF THE EUROPEAN REGION OF THE WORLD CONFEDERATION OF PHYSICAL THERAPY, 4., 2016. Anais [...]. [S.l.:s.n.], 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0031940616303741?via%3Dihub. Acesso em: 1 jun 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação