A alfabetização midiática e informacional no IFRS
desafios e possibilidades no Serviço de Referência e Informação (SRI)
Palavras-chave:
Alfabetização Midiática e Informacional, Serviço de Referência e Informação, Competência informacional, Autonomia do usuárioResumo
Este artigo analisa a integração da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) ao Serviço de Referência e Informação (SRI), com base na experiência da biblioteca do IFRS – Campus Porto Alegre. A pesquisa, de abordagem quantitativa, compara dados de oficinas realizadas entre 2022 e 2024, voltadas a estudantes, docentes e técnicos. As ações abordaram ética, desinformação, fontes confiáveis e produção acadêmica. Os resultados revelam alta demanda por formação crítica e destacam o papel educativo do SRI. Conclui-se que a articulação entre SRI e AMI fortalece a atuação bibliotecária e promove o desenvolvimento de competências essenciais na sociedade da informação.
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Biblioteca pública: avaliação de serviços. Londrina: Eduel, 2013.
CAVALCANTI, L. S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao Ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 185-207, 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 3 jun. 2025.
COSTA, J. W. da; MATTOS, M. J. V. M. De. Utilização de recursos da web 2.0 por professores de graduação no processo ensino-aprendizagem. In: VALLE, L. E. L. R.; MATTOS, M. J. V. M. de; COSTA, J. W. da (org.). Educação Digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, 2013.
GROGAN, D. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2001.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Programa de formación en alfabetización mediática e informacional destinado a los docentes. [2011]. Disponível em: https://www.alfabetizaciondigital.redem.org/wp-content/uploads/2015/07/Programa-de-formaci%C3%B3n-en-alfabetizaci%C3%B3n-medi%C3%A1tica-e-informacional-destinado-a-los-docentes.pdf. Acesso em: 14 jun. 2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Marco de Avaliação Global da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI): disposição e competências do país. Brasília, DF: Unidade de 609 Comunicação, Informação Pública e Publicações da Representação da UNESCO no Brasil, 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Ciudadanía alfabetizada enmedios e información: pensar críticamente, hacerclic sabiamente. França: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385119. Acesso em: 20 ago 2025.
PRADO, J. M. K.; CAVAGLIERI, M. A inovação para os bibliotecários de uma instituição de educação profissional: conhecendo o perfil para continuar inovando. REBECIN, v. 3, n. 2, p. 93-108, jul./dez. 2016. Disponível em: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin. Acesso em: 24 jun. 2025.
SANTA ANNA, J.; GREGÓRIO, E.; GERLIN, M. M. Atuação bibliotecária além da biblioteca: o espaço de leitura do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM). Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 77-88, jan./jun. 2014. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/ 953/pdf_89. Acesso em: 09 jun. 2025.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.