A alfabetização midiática e informacional no IFRS

desafios e possibilidades no Serviço de Referência e Informação (SRI)

Autores

  • Filipe Xerxeneski da Silveira Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) https://orcid.org/0000-0001-6844-8467
  • Luciane Alves Santini Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Núbia Marta Laux Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Suzinara da Rosa Feijó Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Palavras-chave:

Alfabetização Midiática e Informacional, Serviço de Referência e Informação, Competência informacional, Autonomia do usuário

Resumo

Este artigo analisa a integração da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) ao Serviço de Referência e Informação (SRI), com base na experiência da biblioteca do IFRS – Campus Porto Alegre. A pesquisa, de abordagem quantitativa, compara dados de oficinas realizadas entre 2022 e 2024, voltadas a estudantes, docentes e técnicos. As ações abordaram ética, desinformação, fontes confiáveis e produção acadêmica. Os resultados revelam alta demanda por formação crítica e destacam o papel educativo do SRI. Conclui-se que a articulação entre SRI e AMI fortalece a atuação bibliotecária e promove o desenvolvimento de competências essenciais na sociedade da informação.

Biografia do Autor

Filipe Xerxeneski da Silveira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutor em Educação em Ciências (PPGECQVS - UFRGS) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação em Ciências (PPGECQVS - UFRGS). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e especialização em Novas Tecnologias na Educação pela Universidade Aberta do Brasil.(2015). Foi conteudista do Curso Técnico em Biblioteconomia EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre , Chefe da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- Campus Porto Alegre. Apresenta interesse por temas como acesso à informação, acessibilidade, bibliotecas digitais e virtuais e comunicação e produção científica e redes de colaboração científica.

Núbia Marta Laux, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Arquivologia 

Suzinara da Rosa Feijó, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - Mestrado Profissional . Bacharel em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Especialista em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação a Distância 4.0: gestão e metodologias em EAD. Expertise centrada na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de unidades de informação, gestão documental, educação continuada, fontes de informação e preservação de documentos.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação