MOOCs, bibliotecas e formação informacional

práticas inovadoras em educação aberta

Autores

Palavras-chave:

Competência em Informação, Mediação da informação, Educação à distância, MOOC, Bibliotecas Universitárias

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o curso “Acesso à Informação Científica e Tecnológica”, oferecido como MOOC pela Biblioteca Clóvis Vergara Marques. A pesquisa avaliou as contribuições do curso para o acesso à informação científica e o desenvolvimento da competência informacional. Os dados demonstraram alta taxa de conclusão, grande interesse dos participantes e valorização do papel formativo do bibliotecário. O estudo evidencia a relevância da mediação bibliotecária em ambientes digitais e o potencial dos MOOCs como estratégias de extensão universitária, promovendo a democratização do conhecimento e fortalecendo a atuação das bibliotecas na formação informacional.

Biografia do Autor

Filipe Xerxenesky da Silveira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutor em Educação em Ciências (PPGECQVS - UFRGS) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação em Ciências (PPGECQVS - UFRGS). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e especialização em Novas Tecnologias na Educação pela Universidade Aberta do Brasil.(2015). Foi conteudista do Curso Técnico em Biblioteconomia EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre , Chefe da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- Campus Porto Alegre. Apresenta interesse por temas como acesso à informação, acessibilidade, bibliotecas digitais e virtuais e comunicação e produção científica e redes de colaboração científica.

Débora Cristina Daenecke Albuquerque Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Mestra em Tecnologias Educacionais em Rede, pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Gestão Eletrônica de Documentos - Administração Pública pela AVM Faculdades Integradas, Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria e Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Bibliotecária da Universidade Federal de Santa Maria, atualmente em exercício provisório no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Tem interesse pela área de Ciência da Informação, Educação, Alfabetização Midiática e Informacional, Comunicação Científica, Acesso Aberto.

Laura Valladares de Oliveira Soares, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no curso A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno (EAD). Mestra em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Bibliotecas Escolares e Especializadas e temas como Competência Informacional e Alfabetização Midiática e Informacional (AMI). Experiência com tutoria e monitoria de projetos em ambiente virtual.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação