Faróis possíveis para Ciência Aberta
traçando novos horizontes para bibliotecas universitárias a partir da Teoria Weberiana e da Agenda 2030
Palavras-chave:
Ciência Aberta, Bibliotecas Universitárias, Teoria Weberiana, Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento SustentávelResumo
Objetivo: propor categorias de desenvolvimento das Bibliotecas Universitárias sob a perspectiva da Ciência Aberta, utilizando os "tipos ideais" de Max Weber como ferramenta metodológica do trabalho com vista à Agenda 2030. Metodologia: adota-se uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, pautada na análise conceitual e teórica. Resultados: define-se três tipos ideais de biblioteca: "Guardiã do Acervo" (Reativa); "Catalisadora da Transição" (Emergente); e "Hub da Ciência Aberta" (Proativa). Conclusões: a teoria weberiana oferece uma ferramenta conceitual valiosa para análise e as Bibliotecas Universitárias ocupam uma posição estratégica para a Ciência Aberta como catalisadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Referências
COX, Andrew M. et al. Amadurecimento dos serviços de dados de pesquisa e a transformação das bibliotecas acadêmicas. Journal of Documentation, v. 75, n. 6, p. 1432-1462, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JD-12-2018-0211. Acesso em: 22 jun. 2025.
COX, John; PINFIELD, Stephen. Research Data Management and Libraries: Current Activities and Future Priorities. Journal of Librarianship and Information Science, v. 46, n. 4, p. 299-316, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0961000613492542. Acesso em: 19 jun. 2025.
EUROPEAN COMMISSION. Open Science Policy Platform: Recommendations. Brussels: European Commission, 2017. Disponível em: https://indico.egi.eu/event/5000/sessions/4493/attachments/13234/16015/integrated_advice_opspp_recommendations.pdf?utm_source=chatgpt.com. Acesso em: 19 jun. 2025.
FECHER, Benedikt; FRIESIKE, Sascha. Open Science: One Term, Five Schools of Thought. In: BARTLING, Sönke; FRIESIKE, Sascha (eds.). Opening Science: The Evolving Guide on How the Internet is Changing Research, Collaboration and Scholarly Publishing. Cham: Springer, 2014. p. 17-47. Disponível em: http://book.openingscience.org.s3-website-eu-west-1.amazonaws.com/basics_background/open_science_one_term_five_schools_of_thought.html. Acesso em: 21 jun. 2025.
LARKIN, Maria; ATKINSON, Loretta. Change Implementation – Managing the Transition of a Librarian Service Towards a Sustainable Future. Journal of the Australian Library and Information Association, v. 73, n. 1, p. 55–65, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/24750158.2023.2298188. Acesso em: 21 jun. 2025.
LIU, Li; LIU, Wenyun. The engagement of academic libraries in open science: A systematic review. The Journal of Academic Librarianship, v. 49, n. 3, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2023.102711. Acesso em: 21 jun. 2025.
MARCELINO, Daniel. Ideal types. In: GIBBONS, M. T. (ed.). The Encyclopedia of Political Thought. 1st. ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2015.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Making Open Science a Reality. Paris: OECD Publishing, 2015.
PINFIELD, Stephen et al. Open Access in Theory and Practice: The Theory-Practice Relationship and Openness. Routledge. 2022.
REVEZ, Jorge. Opening the Heart of Science: A Review of the Changing Roles of Research Libraries. Publications, v. 6, n. 1, p. 9, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/publications6010009. Acesso em: 22 jun. 2025.
RODE, Sigmar de Mello. Sustainable Development Goals in scientific publishing. Arquivos do Instituto Biológico, v. 90, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1808-165720230015. Acesso em: 19 jun. 2025.
SHEPSTONE, Carol; CURRIE, Lyn. Transforming the Academic Library: Creating an Organizational Culture that Fosters Staff Success. The Journal of Academic Librarianship, v. 34, n. 4, p. 358–368, 2008. Disponível em: https://www.library.illinois.edu/staff/wp-content/uploads/sites/24/2017/11/culture_additionalwp.pdf. Acesso em: 22 jun. 2025.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. UNESCO Recommendation on Open Science. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949. Acesso em: 21 jun. 2025.
UNITED NATIONS. General Assembly. Transforming Our World: The 2030 Agenda for Sustainable Development. A/70/L.1. Seventieth session. 18 Sept. 2015. New York: United Nations, 2015. Disponível em: https://digitallibrary.un.org/record/3923923?v=pdf. Acesso em: 21 jun. 2025.
VICENTE-SAEZ, Ruben; MARTINEZ-FUENTES, Clara. Open Science now: A systematic literature review for an integrated definition. Journal of Business Research, v. 88, p. 428-436, 2018. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/eee/jbrese/v88y2018icp428-436.html. Acesso em: 21 jun. 2025.
WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. 4. ed. Brasília, DF: Editora UnB, 2000.
WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora Unicamp, 2016.
WILKINSON, Mark D. et al. The FAIR Guiding Principles for Scientific Data Management and Stewardship. Scientific Data, v. 3, 160018, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26978244/. Acesso em: 21 jun. 2025.