Serviço de referência virtual nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFMG

análise dos sites institucionais de cada biblioteca integrante

Autores

Palavras-chave:

Serviço de referência virtual, Site institucional, Biblioteca universitária

Resumo

O estudo analisou os sites das 26 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFMG, focando nas características e no uso de ferramentas da Web 2.0, como redes sociais, para comunicação com os usuários. Observou-se o uso frequente de plataformas como Facebook e Instagram, além do Serviço de Referência Virtual (SRV). Apesar de objetivos comuns entre as bibliotecas, os sites apresentam estrutura e organização variadas. Conclui-se que há esforços de modernização e aproximação com os usuários, mas ainda falta padronização e alinhamento estratégico na divulgação dos serviços e na apresentação das informações institucionais.

 

Biografia do Autor

Aline Pimenta Almeida, UFMG

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Especialista em Biblioteconomia e gestão de bibliotecas escolares (2018). Atualmente é Bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais, atua no Acervo dos Escritores Mineiros (Faculdade de Letras). Mestranda no programa de pós graduação em Gestão e Organização do conhecimento (UFMG).

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPGGOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutora pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG (2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Líder da Linha de Pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento (AOC-PPGGOC/UFMG, 2019-2021).

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação