Publicações eletrônicas não seriadas citadas nos planos de ensino do curso de Medicina como subsídio ao desenvolvimento de coleções

Autores

  • Rosa Maria Apel Mesquita Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marília Batista Hirt Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Shirlei Galarça Salort Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Política de desenvolvimento de coleções, Biblioteca universitária, Planos de ensino

Resumo

Estudo bibliométrico com o objetivo de analisar as publicações eletrônicas não seriadas citadas nos planos de ensino 2025/1 do Curso de Medicina/UFRGS. Destaca que essas publicações representam metade das citações nos planos de ensino, evidenciando sua importância na composição do acervo da Biblioteca FAMED/HCPA. Identifica a predominância de títulos nacionais e da modalidade por assinatura. Conclui que é necessário o monitoramento das obras, com atenção à situação contratual das assinaturas, licenças de acesso aberto, direitos autorais e estratégias de preservação digital. Essas ações são fundamentais para garantir o acesso às bibliografias curriculares e atender aos critérios de avaliação do INEP/MEC.

Biografia do Autor

Rosa Maria Apel Mesquita, Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Comunicação e Informação, Bibliotecária da Faculdade de Medicina da UFRGS

 

Marília Batista Hirt, Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bibliotecária da Faculdade de Medicina da UFRGS

Shirlei Galarça Salort , Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do PPGCOM/UFRGS, Bibliotecária da Faculdade de Medicina da UFRGS

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas