A biblioteca universitária como suporte estratégico à avaliação de cursos

reflexões a partir do curso de Medicina da UFAC

Autores

  • Nádia Batista Vieira Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Alanna Santos Figueiredo Universidade Federal do Acre (UFAC)

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Bibliografia básica, Bibliografia complementar, Curso de Medicina, Biblioteca universitária

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela Biblioteca Central da Universidade Federal do Acre (UFAC) voltadas à melhoria dos indicadores 3.6 (Bibliografia básica) e 3.7 (Bibliografia complementar) do Instrumento de Avaliação do Curso de Graduação em Medicina. A pesquisa fundamenta-se em abordagem qualitativa e documental, com base nos relatórios de avaliação (2019 e 2025) da Instituição. A literatura da área aponta que as bibliotecas universitárias vêm assumindo papel cada vez mais estratégico nas instituições, especialmente quando orientadas por práticas de gestão participativa, inovação e alinhamento com os projetos pedagógicos dos cursos. Conclui-se que a biblioteca universitária, quando estruturada para responder às exigências avaliativas e às demandas pedagógicas dos cursos, fortalece seu papel institucional e consolida sua função como eixo central na promoção da qualidade acadêmica.

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Publicado

2025-11-15