A biblioteca universitária como suporte estratégico à avaliação de cursos
reflexões a partir do curso de Medicina da UFAC
Palavras-chave:
Avaliação institucional, Bibliografia básica, Bibliografia complementar, Curso de Medicina, Biblioteca universitáriaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela Biblioteca Central da Universidade Federal do Acre (UFAC) voltadas à melhoria dos indicadores 3.6 (Bibliografia básica) e 3.7 (Bibliografia complementar) do Instrumento de Avaliação do Curso de Graduação em Medicina. A pesquisa fundamenta-se em abordagem qualitativa e documental, com base nos relatórios de avaliação (2019 e 2025) da Instituição. A literatura da área aponta que as bibliotecas universitárias vêm assumindo papel cada vez mais estratégico nas instituições, especialmente quando orientadas por práticas de gestão participativa, inovação e alinhamento com os projetos pedagógicos dos cursos. Conclui-se que a biblioteca universitária, quando estruturada para responder às exigências avaliativas e às demandas pedagógicas dos cursos, fortalece seu papel institucional e consolida sua função como eixo central na promoção da qualidade acadêmica.
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