Plano de implementação de sessões da Biblioteca Humana na FAAP
Palavras-chave:
Biblioteca Humana, FAAP, Biblioteca Universitária, Inovação, DiversidadeResumo
Propõe um plano para implementar a Biblioteca Humana na FAAP, uma metodologia inovadora que promove o diálogo direto entre pessoas com histórias de vida diversas, visando desconstruir preconceitos e valorizar a diversidade. Baseado na perspectiva dialógica de Paulo Freire, o projeto busca sensibilizar estudantes, desenvolver competências socioemocionais e fortalecer o compromisso com inclusão. O plano detalha etapas de organização, seleção de participantes, recursos necessários, estratégias de divulgação, avaliação de impacto e desafios potenciais. A iniciativa visa criar um ambiente acadêmico mais inclusivo, reflexivo e preparado para os desafios da sociedade contemporânea, podendo ser adaptada a outras instituições de ensino superior.
Referências
ABERGEL, Ronni; ROTHEMUND, Antje; TITLEY, Gavan; WOOTSCH, Péter. Don’t Judge A Book by Its Cover! The Living Library Organiser’s Guide. Council of Europe; Budapest, Hungary: 2005. Disponível em: https://rm.coe.int/2005-ll-guide-eng/1680a72c56. Acesso em 27 jun. 2025.
FAAP. Relatório Anual 2022. Fundação Armando Álvares Penteado, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Human Library Organization. (2023). Guidelines for organizers. Disponível em: https://humanlibrary.org/
MERLIN, Izabel Arévalo. Biblioteca Humana e seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva. Orientadora: Valéria Martin Valls. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.fespsp.org.br/server-fespsp/api/core/bitstreams/47af502d-d209-427e-a5a4-b8dcfcd78603/content. Acesso em 27 jun. 2025.
UNESCO. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: UNESCO Brasil, 2015.