Pós-verdade na era da inteligência artificial

desafios para a competência crítica informacional do bibliotecário acadêmico

Autores

  • Rodney Zorzo Eloy Universidade Paulista - UNIP

Palavras-chave:

Pós-verdade, Inteligência Artificial, Competência crítica informacional, Bibliotecário acadêmico, Desinformação

Resumo

Este estudo busca compreender as competências críticas informacionais necessárias aos bibliotecários acadêmicos no contexto da pós-verdade na era da inteligência artificial. Baseado em análise temática qualitativa exploratória, utilizou pesquisa bibliográfica. Foi possível identificar que bibliotecários acadêmicos devem ultrapassar a alfabetização tecnológica tradicional, desenvolvendo competências para questionamento algorítmico e mediação ética da informação. As bibliotecas universitárias emergem como espaços fundamentais para educação crítica e combate à desinformação através de abordagens multidisciplinares. Conclui-se que os profissionais precisam assumir protagonismo como educadores críticos, combinando competências digitais com pensamento crítico para formar cidadãos capazes de navegar no complexo ecossistema informacional contemporâneo.

Referências

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: American Library Association, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 22 maio 2025.

ANDERSDOTTER, Karolina. Artificial intelligence skills and knowledge in libraries: experiences and critical impressions from a learning circle. Journal of Information Literacy, v. 17, n. 2, p. 108–130, nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.11645/17.2.14. Disponível em: https://journals.cilip.org.uk/jil/article/view/14. Acesso em: 22 maio 2025.

ANYAOKU, Ebele N.; OSUCHUKWU, Ngozi P. Librarians' use of information literacy strategic tools for teaching students in Nigerian universities to combat fake news and misinformation. In: IFLA WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS, 87., 2022, Dublin. Anais [...]. Dublin: IFLA, 2022. Disponível em: https://repository.ifla.org/items/cc1cd24e-919c-4ec0-b13d-e8821a73434d. Acesso em: 22 maio 2025.

CHIGWADA, Josiline. A proposed framework for a digital literacy course for artificial intelligence in academic libraries. South African Journal of Libraries and Information Science, Cidade do Cabo, v. 90, n. 2, p. 1-10, 2024. Disponível em: https://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-82632024000200005. Acesso em: 22 maio 2025.

FREDERICK, Donna Ellen. Scientific literacy, librarians and information literacy in the post-truth era. Library Hi Tech News, v. 38, n. 9, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/publication/issn/0741-9058/vol/38/iss/9. Acesso em: 22 maio 2025.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. IFLA Statement on Libraries and Artificial Intelligence. IFLA, 2020. Disponível em: https://repository.ifla.org/items/8c05d706-498b-42c2-a93a-3d47f69f7646. Acesso em: 22 maio 2025.

NOGUEIRA, Cibele Andrade; DOMINGUES, Roger Pereira; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Desinformação no contexto da Ciência da Informação: um breve panorama (2019-2022). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANCIB, 2022. p. 1-8. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxiienancib/paper/view/891 Acesso em 22 maio 2025.

PÉREZ, Jonathan Hernández. Fighting fake news and disinformation: a scholar experience in Latin America. In: IFLA WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS, 87., 2022, Dublin. Anais [...]. Dublin: IFLA, 2022. Disponível em:

https://repository.ifla.org/server/api/core/bitstreams/886a4e44-3833-4b0d-a12a-430022e830df/content. Acesso em: 22 maio 2025.

REVEZ, Jorge; CORUJO, Luís. Infodemic, disinformation and fake news: the role of libraries in Post-Truth Society. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, Coimbra, extra 1, p. 31-53, 2022. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/boletimauc/article/download/10994/8156/47177. Acesso em: 22 maio 2025.

RIDLEY, Michael; PAWLICK-POTTS, Danica. Algorithmic literacy and the role for libraries. Information Technology and Libraries, v. 40, n. 2, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://ital.corejournals.org/index.php/ital/article/view/12963. Acesso em: 22 maio 2025.

SINGH, Mahender Pratap. Fighting against fake news: a survey of Central University Libraries in India. In: IFLA WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS, 87., 2022, Dublin. Anais [...]. Dublin: IFLA, 2022. Disponível em: https://repository.ifla.org/server/api/core/bitstreams/c72e0c96-ee78-4998-ab39-8653c7641545/content. Acesso em: 20 jun. 2025.

ZANON, Juliano; BEDIN, Jéssica; SENA, Priscila Machado Borges. Ações das bibliotecas universitárias de Santa Catarina para o combate à desinformação. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 17, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023011 Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/13839 Acesso em: 22 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 7 - Censura e Pós-Verdade