A contribuição das bibliotecas universitárias para processo de aprendizagem dos usuários

Autores

  • Jaqueline Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Weslayne Nunes Universidade Federal do Cea´rá
  • Maria Áurea Montenegro

Palavras-chave:

biblioteca universitária, layout de biblioteca

Resumo

Esta pesquisa analisou a relação entre o ambiente físico da biblioteca universitária(BU) e o processo de aprendizagem, com base na percepção dos usuários. Buscou-se contribuir para as áreas da Biblioteconomia e da Educação por meio da investigação da importância das BUs. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso na Biblioteca de Pós-Graduação em Economia, com abordagem qualitativa e exploratória. Com 48 respondentes, os dados indicam que, embora a biblioteca seja essencial para o estudo, melhorias na acessibilidade são necessárias para torná-la mais inclusiva.

Biografia do Autor

Weslayne Nunes, Universidade Federal do Cea´rá

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestra em Políticas Públicas e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui também formação técnica em Artes Cênicas pela Escola de Teatro Gomes Campos. Desde 2015, atua como técnico-administrativa em educação (TAE) na Universidade Federal do Ceará, exercendo o cargo de Bibliotecária. Atualmente, está como chefe da Biblioteca de Pós-Graduação em Economia Prof. Ari de Sá Cavalcante e coordena o projeto de extensão Fortalecimento técnico e social da biblioteca do Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto: desenvolvimento de práticas bibliotecárias por meio da extensão universitária.

Maria Áurea Montenegro

Professora do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Membra do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do referido curso. Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela UFC, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFC, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharela em Biblioteconomia pela UFC. Lider do grupo de pesquisa em Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais. Interesse de pesquisa: Biblioteca universitária. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Avaliação do Ensino-aprendizagem.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade