Avaliação da encontrabilidade no website da UAB/UFSC

Autores

  • Irajayna de Sousa Lage Lobão UFSC
  • Daniela Spudeit UDESC
  • Valdirene Pereira da Conceição UFMA
  • Marcio Matias UFSC

Palavras-chave:

Encontrabilidade, Ciência da Informação, Arquitetura da Informação, Experiência do Usuário

Resumo

Este artigo analisa a encontrabilidade da informação no site da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSC), com base no checklist de Vechiato, Oliveira e Vidotti (2016). A pesquisa, de natureza qualitativa e aplicada, identificou fragilidades relacionadas à taxonomia, controle terminológico, mecanismos de busca, participação dos usuários e acessibilidade. Os resultados evidenciam a necessidade de melhorias estruturais no portal, alinhadas ao design centrado no usuário e à arquitetura da informação. Recomendações práticas foram elaboradas para qualificar a experiência informacional, contribuindo para a inclusão digital e o acesso eficiente à informação em ambientes educacionais públicos.

Biografia do Autor

Irajayna de Sousa Lage Lobão, UFSC

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa voltada para a encontrabilidade da informação em ambientes digitais de bibliotecas públicas. Bibliotecária formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com habilitação em Gestão da Informação. Possui sólida experiência na atuação em instituições de ensino superior (IES), com ênfase na mediação da informação, organização de acervos físicos e digitais, desenvolvimento de projetos de incentivo à leitura e promoção da cultura informacional.Também nas áreas de proteção de dados, gestão de riscos informacionais e cibersegurança. Interessada em temas como usabilidade, acessibilidade, ética da informação, políticas públicas para bibliotecas e tecnologias aplicadas à gestão e disseminação da informação.

Valdirene Pereira da Conceição, UFMA

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização do Conhecimento. Atua principalmente nos seguintes temas: Representação Descritiva e Temática de acervos arquivístico,bibliográficos e museal. Técnicas de Recuperação de Informação, Linguagem Documentária, Estudos do Léxico, Semântica Lexical, Análise do Discurso, Discurso Midiático, Fontes de Informação, Patrimônio Cultural, Processamento de Língua Natural - PLN e Organização do Conhecimento. Instrumentos de Representação do Conhecimento: Vocabulário Controlado, Folksonomia, Taxonomia, Ontologia, Modelos Conceituais, Bibframes e Tesauros.

Marcio Matias, UFSC

Professor de Graduação e de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Ergonomia, com graduação em Ciência da Computação. Atualmente é professor adjunto, Coordenador em exercício do Curso de Graduação em Ciência da Informação da UFSC e membro do grupo de pesquisa ITI-RG (Inteligência, Tecnologia e Informação), atuando nos temas: Tecnologias da Informação e da Comunicação, Gestão da Informação, Arquitetura da Informação, Usabilidade, User Experience (UX), Visualização da Informação, Realidade Aumentada, Webometria, Cibermetria, Inovação e Inteligência Artificial.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação