Considerações sobre as bibliotecas universitárias e educação aberta no contexto brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Ciência aberta, Recursos digitais

Resumo

O estudo verifica como a educação aberta está sendo aplicada nas bibliotecas universitárias brasileiras. É um estudo cientométrico para mensuração de indicadores determinados com análise quantitativa. Os resultados indicaram a falta de compreensão sobre educação aberta e ausência de divulgação de serviços e produtos nos sites das bibliotecas universitárias. Concluiu-se que a educação aberta é um campo em desenvolvimento e que as bibliotecas universitárias precisam se envolver, pois possuem habilidades com tratamento da informação e suporte a pesquisa que podem ser usadas em apoio à educação aberta.

Biografia do Autor

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Ciências e Habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (1987), pós-graduação Latus Census em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília (1987), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Tecnólogo no Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia - IBICT, coordenador de Tecnologias para Informação (Cotec). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2025-11-15