Planejamento tático orientado à implementação de bibliotecas universitárias verdes

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca verde, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Planejamento, Planejamento tático

Resumo

Aborda o papel das bibliotecas universitárias na promoção da sustentabilidade ambiental, apresentando o conceito de bibliotecas verdes como uma estratégia eficaz para reduzir o impacto ambiental. Enfatiza a importância do planejamento tático na gestão das bibliotecas, alinhando suas ações às metas institucionais de sustentabilidade e apresentando uma proposição de elementos para orientar os gestores de bibliotecas universitárias. A metodologia utilizada é de natureza exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa. Como conclusão, entende-se que a adoção de práticas de bibliotecas verdes é essencial para que as universidades brasileiras possam ampliar seu impacto social e ambiental.

Biografia do Autor

Pablo Gomes, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania / Instituto Federal do Maranhão

Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Design Instrucional para EaD (FACEL) e Docência em Biblioteconomia (UnyLeya). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016) e Administração de Empresas pela Faculdade JK - Anhanguera (2010). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Administração no Instituto Federal do Maranhão. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMA - Campus Grajaú e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Raça, Desigualdades e Políticas Públicas (GEPERPP), linha de pesquisa Organização Social do Conhecimento. Assessor Técnico no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. 

Valéria Martin Valls, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela FGV e Aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica pela UFC. Presidente do Conselho de Administração da SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Docente de pós-graduação da área de Ciência da Informação da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Membro de comissão científica dos principais eventos da área (CBBD, SNBU, Seminário Internacional Biblioteca Viva e KM Brasil), além de atuar como revisora de submissões a periódicos científicos. Membro da Comissão Editorial e Científica da ABECIN Editora. Contemplada com o Prêmio da ABECIN de melhor TCC de graduação nos anos de 2014, 2016, 2020 e 2022, como orientadora. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento. Palestrante e pesquisadora nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inovação e aspectos contemporâneos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, incluindo formação e mercado de trabalho.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas