A Biblioteca Central do CCS da UFRJ
interdição, reforma e estratégias para reabertura
Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Biblioteca de saúde, Gestão, Planejamento estratégicoResumo
O objetivo principal deste artigo é apresentar as etapas que culminaram no fechamento da Biblioteca Central do Centro de Ciências em Saúde - BIB-CCS da UFRJ em 2017, por contaminação ambiental, e relatar as medidas adotadas pela sua gestão. O presente estudo destaca que o fechamento da BIB-CCS impactou parte dos estudantes da área de saúde que dependiam do espaço; cita a falta de verba para a reforma do espaço e expõe que foi necessário adotar medidas estratégicas para captação de recursos financeiros. Por fim, relata que por meio de emenda parlamentar foi possível reabrir a BIB-CCS em módulos.
Referências
ALMEIDA, M. C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2005.
BAIÃO, Alexandre. Lima; COUTO, Cláudio Gonçalves. A eficácia do pork barrel: a importância de emendas orçamentárias e prefeitos aliados na eleição de deputados. Opinião Pública, [Online], v. 23, n. 3, p. 714-753, set/dez. 2017.
BAIÃO, Alexandre. Lima; COUTO, Cláudio Gonçalves; OLIVEIRA, Vanessa Elias de. Quem ganha o quê, quando e como? Emendas orçamentárias em Saúde no Brasil. Revista de Sociologia e Política, Paraná: UFPR, 2019, v. 27 n. 71 (2019).
BARBALHO, C. R. S. Planejamento estratégico: uma análise metodológica. Informação & Informação, Londrina, v. 2, n. 1, 1997.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Resolução nº 176, de 24 de outubro de 2000. Dispõe sobre Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior em Ambientes Climatizados Artificialmente de Uso Público e Coletivo. Disponível em: https://www.pncq.org.br/uploads/2015/qualinews/RE%20176%202000.pdf. Acesso em 05 set. 2024.
COSTA, Patrícia dos Santos. Os reflexos da pandemia de COVID-19 na atuação das Bibliotecas Universitárias e as condições de ensino: o caso dos estudantes de ações afirmativas do curso de Biblioteconomia do estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciane de Fátima Beckman Cavalcante. Rio de Janeiro, 2024. 206 f. Tese (Doutorado) – UFRJ/IBICT, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
LUCK, Esther Hermes et al. A Biblioteca Universitária e as diretrizes curriculares do ensino de graduação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., Florianópolis, 2000. Anais [...]. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2022.
MACIEL, A. C.; MENDONÇA, M. A. R. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.