Projeto Trilha do Calouro
narrativas, design e acolhimento no Sistema de Bibliotecas da Unicamp
Palavras-chave:
Bibliotecas universitárias, Estudantes ingressantes, Acolhimento, Colaboração institucional, Competência informacionalResumo
O trabalho apresenta a Trilha do Calouro, iniciativa do Sistema de Bibliotecas da Unicamp voltada ao acolhimento e à orientação de estudantes ingressantes. Fundamentado em princípios do Design da Informação, o projeto utilizou vídeos animados, HQs e versões multilíngues (português, inglês e espanhol) para promover autonomia informacional e inclusão. A metodologia envolveu análise do público-alvo, identidade visual estratégica e produção de conteúdos digitais. Os resultados indicam amplo alcance inicial e potencial de expansão. Conclui-se que a ação fortalece a integração acadêmica e inspira novos formatos de comunicação institucional em bibliotecas universitárias.
Referências
CARUSO, Francisco; SILVEIRA, Cristina. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, [S.L.], v. 16, n. 1, p. 217-236, mar. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702009000100013. Acesso em: 19 dez. 2023.
RODRIGUES, Andresa Martins. História em múltiplas questões: ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019). 2022. 1 recurso online (337 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479. Acesso em: 2 nov. 2022.
Universidade Estadual de Campinas. Dashboard COMVEST. 2025. Disponível em: https://comvest-pesquisa.shinyapps.io/dash-comvest/. Acesso em: 29 maio 2025.
VESTIBULAR Unicamp: 30 anos. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2016. 183 p., il. ISBN 9788526813458 (broch.).
VERGUEIRO, Waldomiro. A atualidade das histórias em quadrinhos no Brasil: a busca de um novo público. História, Imagem e Narrativas, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 1-20, set. 2007.