Inovação em competência informacional e científica

a biblioteca universitária com função formadora

Autores

  • Mariana Xavier UNICAMP

Palavras-chave:

Treinamento de usuários, Competência em informação, Serviços de biblioteca, Produtos, Inovação

Resumo

Este artigo relata a experiência da inserção da biblioteca em disciplinas de graduação e pós-graduação na UNICAMP, com foco na formação de competências informacionais e científicas. De natureza qualitativa e descritiva, fundamenta-se em práticas de educação de usuários para a competência em informação e uso de tecnologias aplicadas à pesquisa. Os resultados indicam o fortalecimento do papel da biblioteca como agente educativo, a ampliação da visibilidade institucional e a geração de produtos como guias, templates e materiais sobre inteligência artificial. Conclui-se que essa atuação contribui para os ODS 4 e 16 e está alinhada ao Eixo 4 do SNBU.

Referências

JACOBSEN, Priscila Saraiva et al. Curso de Extensão Super 8: um relato de experiência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador, BA. Anais [...]. Salvador, BA: UFBA, 2018. p. 835-847. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5765. Acesso em: 17 maio 2025.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília: Nações Unidas no Brasil, c2025. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 17 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação