Oficinas de memória como ação de extensão da biblioteca universitária

uma experiência com a terceira idade à luz da Agenda 2030

Autores

Palavras-chave:

História oral, Envelhecimento, Extensão bibliotecária, Bibliotecas Universitárias, Psicologia

Resumo

Este trabalho discute a experiência "Memórias Vivas – Oficinas de Memória Oral", ação de extensão realizada na UNICAMP, voltada à terceira idade. Fundamentado em abordagem qualitativa e na história oral, o projeto promoveu rodas de conversa com idosos, valorizando suas narrativas de vida através da publicação de um livro. Os resultados evidenciam impactos positivos como pertencimento e memória coletiva, fortalecendo vínculos intergeracionais e a função social da biblioteca. Conclui-se que iniciativas como essa contribuem para o envelhecimento ativo e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reafirmando o papel estratégico da extensão e da biblioteca universitária.

Referências

BOSI, E. Ecléa Bosi: formando o olhar de testemunhas do presente. Comunicação & educação, v. 18, n. 2, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i2p99-106.

MASON, B. J. And I am part of the greatness: Twelve black elderly women and men decry their urban community’s reality. Journal of Black Studies, v. 36, n. 1, p. 97–115, 2005. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40027324. Acesso em: 17 maio 2025.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília, DF: Nações Unidas no Brasil, c2025. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 17 maio 2025.

NERY, V. S. C. et al. Care, healing, and enchantments from the perspective of elderly riverside residents of the Amapá Amazon. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, v. 19, n. esp. 3, p. e19474, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19474. Acesso em: 17 maio 2025.

PERROTTI, E.; AMARO, R. K. O. F.; VERGUEIRO, W. de C. S. Serviços de informação educativos: oficina de informação e estação memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 1997, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: [s. n.], 1997. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/178329. Acesso em: 17 maio 2025.

PIERUCCINI, I.; PERROTTI, E. Memória, experiência e informação: a estação memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: [s. n.], 2010. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/paper/viewFile/3627/2751. Acesso em: 17 maio 2025.

SILVA, A. P. C. da. Biblioteca e memória: interlocuções com a comunidade. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 135–136, 2018a. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/39517. Acesso em: 27 maio 2025.

SILVA, A. P. C. da. Biblioteca e memória: interlocuções com a comunidade. 2018. 167f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza, 2018b. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/36025/5/2018_dis_apcsilva.pdf. Acesso em: 27 maio 2025.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Programa UniversIDADE. Campinas: UNICAMP, c2025. Disponível em: https://www.proec.unicamp.br/programa-universidade/. Acesso em: 8 abr. 2025.

WEI, Z. P. et al. A Tale of Two Counties: How Two School Libraries in Rural Western China Serve Local Needs. Library Trends, v. 62, n. 1, p. 205-233, 2013. Disponível em: https://muse.jhu.edu/pub/1/article/524322/pdf. Acesso em: 17 maio 2025.

XAVIER, M.; ESTEVAM, É.; NORONHA, J. E. G. (org.). Memórias vivas. Campinas: BCCL/UNICAMP, 2025.

ZILBERMAN, Y. Nostalgia in oral histories of Israeli Women. CLCWeb – Comparative Literature and Culture, v. 14, n. 4, 2012. Disponível em: http://docs.lib.purdue.edu/clcweb/vol14/iss4/4. Acesso em: 17 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade