Projeto International House FEIS

o papel estratégico da biblioteca na inclusão e integração de estudantes estrangeiros

Autores

Palavras-chave:

Integração acadêmica, Acolhimento intercultural, Intercâmbio Institucional, Internacionalização da educação superior, International House

Resumo

Este trabalho descreve a implementação do Projeto International House FEIS, um serviço inovador coordenado pela Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. O objetivo é promover o acolhimento e a integração de estudantes estrangeiros da pós-graduação e fortalecer o papel estratégico da biblioteca na instituição. A experiência incluiu a criação de uma página com informações culturais, sociais e logísticas da cidade e a realização de encontros interculturais. As ações alcançaram ampla visibilidade nas redes sociais, mesmo com tráfego orgânico. A iniciativa reafirma a biblioteca como mediadora cultural, com potencial de expansão para toda a universidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Guia para aceleração da internacionalização institucional com foco na pós-graduação stricto sensu. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/23122020_Guia_para_Acelerao_da_Internacionalizao_Institucional.pdf. Acesso em: 8 mar. 2025.

BRONSKI, K. et al. Social introduction to library services for international students: the international student reception at Kent State University Libraries. Library Review, Bradford, v. 65, n. 8/9, p. 520-529, 2016. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/lr-08-2016-0072/full/html. Acesso em: 8 mar. 2025.

CASTRO FILHO; VERGUEIR, W. Convergências e divergências do modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI) em relação às bibliotecas universitárias brasileiras. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 31–40, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3061. Acesso em: 30 maio 2025.

COLEMAN, J. et al. The internationalization of the academic library: a systematic review of 25 years of literature on international students. College & Research Libraries, Chicago, v. 79, n. 3, p. 382-419, 2018. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/16591. Acesso em: 8 mar. 2025.

GOOGLE. Gemini [recurso eletrônico]. [S. l.], 2024. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 8 abr. 2025.

INTERNATIONAL HOUSE FEIS. Perfil Instagram. 2025. Disponível em: https://www.instagram.com/internationalhousefeis/. Acesso em: 24 mar. 2025.

JOHNSON, L. R. et al. Developing culturally responsive programs to promote international student adjustment: a participatory approach. Journal of International Students, Chicago, v. 8, n. 4, p. 1865-1878, 2018. Disponível em: https://www.ojed.org/jis/article/view/235. Acesso em: 16 fev. 2025.

KAPADIA, K. The role of the university library in supporting international student transition: insights from an Australian-American case study. Journal of Academic Librarianship, Oxford, v. 44, n. 5, p. 582-594, 2015. DOI: 10.1016/j.acalib.2018.06.003. Disponível em: https://scholarlycommons.pacific.edu/libraries-articles/104. Acesso em: 6 mar. 2025.

MELTWATER; WE ARE SOCIAL. Digital 2024: global overview report. [S. l.]: Data Reportal, 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report. Acesso em: 8 abr. 2025.

MENEGHINI, R.; PACKER, A. L. Is there science beyond English? Initiatives to increase the quality and visibility of non-English publications might help to break down language barriers in scientific communication. EMBO reports, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 112-116, 2007. DOI: 10.1038/sj.embor.7400906.

META BUSINESS SUITES. International house FEIS. 2025. Disponível em: https://business.facebook.com/business/loginpage/?next=https%3A%2F%2Fbusiness.facebook.com%2F%3Fnav_ref%3Dbiz_unified_f3_login_page_to_mbs&login_options%5B0%5D=FB&login_options%5B1%5D=IG&login_options%5B2%5D=SSO&config_ref=biz_login_tool_flavor_mbs. Acesso em: 24 mar. 2025.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

OPENAI. ChatGPT [recurso eletrônico]. versão GPT-4. [S. l.], 2023. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 8 abr. 2025.

SMITH, R. A.; KHAWAJA, N. G. A group psychological intervention to enhance the coping and acculturation of international students. Advances in Mental Health, Melbourne, v. 12, n. 2, p. 110-124, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/18374905.2014.11081889. Acesso em: 16 fev. 2025.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISA – UNESP. Faculdade de Engenharia. International House. Ilha Solteira, 2025. Disponível em: https://www.feis.unesp.br/#!/internationalhouse. Acesso em: 24 mar. 2025.

YOUNG, S. W. The role of the university library in supporting international students: a survey of practices across UK universities. Journal of Library Administration, New York, v. 59, n. 4, p. 359-375, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01930826.2019.1652045. Acesso em: 8 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação