Ciência, cultura e memória

um relato sobre a ação educativa da Biblioteca do Museu Nacional nos 207 anos da instituição

Autores

  • Leonardo Soares dos Santos UFRJ
  • Soraia Capello UFRJ
  • Danielle Silva dos Santos

Palavras-chave:

Museu Nacional/UFRJ, Biblioteca, Educação Patrimonial

Resumo

Tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a ação educativa "Quiz da Biblioteca do Museu Nacional", no evento comemorativo de 207 anos do Museu Nacional/UFRJ. A atividade teve como proposta um jogo de perguntas e respostas sobre o Museu Nacional e suas áreas de atuação, contemplando perguntas sobre a temática de desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Por meio de uma análise quali-quantitativa, este trabalho apresenta os resultados da atividade que consistiu em estimular o interesse pelo conhecimento e promover a divulgação da produção científica da instituição de maneira lúdica, envolvendo a participação de crianças, adolescentes e adultos.

Referências

AIDAR, Gabriela. Museus e inclusão social. Cienc. Inf., n.31, p.53-62, jan./jun. 2002. Disponível em: https://professor.ufop.br/sites/default/files/mas/files/aidar_g._museus_como_inclusao_social_0.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.

CHAGAS, Mario de Souza. Preservação do patrimônio cultural: educação e museu. Cadernos Museológicos. Rio de Janeiro, n. 2, p. 46-53, dez. de 1989.

FLORÊNCIO, Sônia. et al. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2 ed. rev. ampl. Brasília: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014.

FLORÊNCIO, Sônia R. R. “Educação Patrimonial: um processo de mediação”. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação Patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: IPHAN-PB, 2012. (Caderno Temático 2).

HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.

ONU BRASIL. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Nações Unidas Brasil. 2022.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade