Gestão de bibliotecas universitárias e multinível com foco no talento humano

Autores

Palavras-chave:

Gestão de bibliotecas, Gestão do talento humano, Gestão por competências, Bibliotecas universitárias, Biblioteca multinível

Resumo

Esta pesquisa objetiva avaliar a gestão do talento humano, de acordo com os critérios estabelecidos pelos gestores das bibliotecas multinível pública e universitárias públicas e privadas para a designação dos bibliotecários nos departamentos e setores em conformidade com as suas competências e habilidades, por meio de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Utiliza a entrevista para coleta de dados. Os resultados demonstram que o atual modelo de gestão adotado nesses espaços com base nas percepções dos gestores possuem fragilidades no quantitativo de bibliotecários e a alocação nos setores alinhadas a uma gestão por competências com foco no talento humano.

Biografia do Autor

Letycya Cristina Barbosa Vieira, Universidade Federal do Maranhão

Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. Especialista em Gestão de Documentos e Informações e Especialista em Docência em Sistema de Informação pela Faculdade Unyleya. Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão.

Raimunda de Jesus Araujo Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Multimédia e Educação pela Universidade de Aveiro/Portugal (conclusão: novembro/ 2018), com grau reconhecido pela Universidade Federal da Bahia, em 12 de junho de 2019. Defendeu a tese intitulada: Internacionalização e visibilidade da comunidade cientifica da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Brasil e Portugal): análise da dialética entre formação contínua e comportamento Infocomunicacional. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associada, Classe D, Nível 002, Departamento de Biblioteconomia/UFMA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PROGCIN/UFMA. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação, e Multimédia em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada, Comunicação científica, Comunicação da Ciência em Rede, Redes Sociais Acadêmicas, Comportamento Infocomunicacional, Comportamento infocomunicacional e Acessibilidade, Internacionalização da Educação superior, Movimento iSchool. Gestão por competências. Coordenou o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, e o Ciclo Avançado do Curso Mídias na Educação. Coordena o Estágio Obrigatório e Não Obrigatório do Curso de Biblioteconomia da UFMA.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas