Normalização bibliográfica e inovação em trabalhos acadêmicos

consolidação de novos formatos - relato de experiência

Autores

  • Nivaldo Calixto Ribeiro Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Brasil
  • Juliana Soares do Nascimento Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Brasil
  • Eliana José Bernardes Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Brasil

Palavras-chave:

Normalização bibliográfica, Trabalhos acadêmicos, Formatação, Acessibilidade, Ciência aberta

Resumo

Este relato de experiência apresenta o processo de revisão e atualização da 6ª edição do Manual de Normalização e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos da UFLA, publicada em 2024. A nova edição incorpora a NBR 17225:2025 e flexibiliza os formatos de apresentação. A proposta teve abordagem colaborativa, com bibliotecários, professores e técnicos. Destacam-se inovações na estrutura dos trabalhos, normalização bibliográfica e inclusão de recursos de acessibilidade. Também foi criada a Coleção Produção Acadêmica UFLA, com guias para diferentes tipos de TCCs. As mudanças promovem padronização, inclusão e alinhamento às boas práticas da ciência aberta.

Biografia do Autor

Nivaldo Calixto Ribeiro, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Brasil

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG), mestre em Administração (UFLA) e graduado em Biblioteconomia, com especialização em Gestão do Conhecimento e TI (Unifo-MG). Atuou como professor e bibliotecário em instituições de ensino superior e, atualmente, é bibliotecário na UFLA. Tem experiência em bibliotecas universitárias, ciência aberta e comunicação científica.

Juliana Soares do Nascimento, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) e atua como Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal de Lavras, na gestão de repositórios institucionais e promoção do acesso aberto à informação científica.

Eliana José Bernardes, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (2005). Atualmente, é bibliotecária/documentalista na Universidade Federal de Lavras. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, especialmente na gestão de repositórios institucionais e promoção do acesso aberto à informação científica.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 17225: Acessibilidade em conteúdo e aplicações web - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2025

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

HUHNE, L. M. Metodologia científica. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. cap. 1, p. 9–30.

PINHEIRO, Carlos A.; SOUZA, Marília T. Elaboração de manuais técnicos: diretrizes e melhores práticas. São Paulo: Editora Técnica Avançada, 2019.

RIBEIRO, Nivaldo Calixto; SANTOS, Sarah Rúbia de Oliveira; CARVALHO, Gracilene Maria de; TEIXEIRA, Rômulo de Barros; MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares. Instrumento de avaliação de relatórios de pesquisa: proposta e aplicação em teses e dissertações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01–25, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e78678. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78678. Acesso em: 21 fev. 2025.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação