Biblioteca de Manguinhos e a educação patrimonial

experiências e práticas de valorização da memória institucional

Autores

  • Márcia Aguiar Fiocruz
  • Angelina Pereira da Silva Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Palavras-chave:

Bibliotecas, Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural

Resumo

A educação patrimonial promove a consciência sobre memória, pertencimento e preservação cultural e pode ser integrada às bibliotecas como parte de sua função social. O objetivo do artigo é analisar as práticas de educação patrimonial desenvolvidas pela Biblioteca de Manguinhos (1995–2025). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa a partir de relato de experiência. Os resultados sugerem que as ações valorizam a memória institucional e estimulam a consciência crítica sobre o patrimônio. Conclui-se que as práticas consolidam a biblioteca como espaço plural e inclusivo, ao integrar memória, ciência e cidadania, com ações de preservação do patrimônio cultural e científico.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade