A ética no desenvolvimento de coleções na era da desinformação

Autores

  • Paulo de Castro Goncalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Desenvolvimento de coleções, Desinformação, Ética deontológica, Ética utilitarista, Ética das virtudes

Resumo

Explora a questão ético-filosófica do desenvolvimento de coleções, ao lidar com obras que disseminam informações falsas. O debate estrutura-se com base nas correntes éticas deontológica, utilitarista e das virtudes. A abordagem ética deontológica apresenta-se como aquela que norteia as políticas atualmente, cujo princípio é o da neutralidade e da liberdade intelectual. A abordagem utilitarista lida melhor com o fenômeno da desinformação; contudo, torna-se frágil ao deparar-se com a questão da memória e da obsolescência do conhecimento científico. Por fim, a abordagem das virtudes sugere que a disputa não ocorre no âmbito da censura, mas na escolha do tipo de biblioteca. O desafio contemporâneo da desinformação exige que a biblioteconomia vá além da oposição entre acesso irrestrito e censura, articulando correntes éticas diversas para formar acervos que conciliem a universalidade do saber com a promoção de uma leitura crítica e contextualizada.

Biografia do Autor

Paulo de Castro Goncalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Possui pós-graduação (especialização) em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2024). Atualmente é bibliotecário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento, atuando principalmente nas seguintes áreas: Informação Jurídica, Tratamento da Informação, Bibliotecas Digitais, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. 

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual foi diretor de 2014 a 2017. Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal (2011) e pela Universidad de Salamanca, Espanha (2019). Foi presidente da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe - EDICIC (2016-2021). Foi vice-presidente da ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (2016-2018). Foi membro da diretoria da Abecin (2011-2014). Foi Editor Adjunto da revista Perspectivas em Ciência da Informação de 2007 a 2011 e de 2013 e 2015. Fez parte da Comissão de criação dos cursos de Arquivologia (2008) e Museologia (2009) da UFMG. Atua nas áreas de Epistemologia da Ciência da Informação; Dimensões sociais, culturais e políticas da informação; Estudos de Usuários da Informação; Práticas Informacionais; Desinformação, infodemia e pós-verdade.

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 7 - Censura e Pós-Verdade