Caminho dos saberes

ressignificando espaços em uma biblioteca universitária: relato de experiência

Autores

  • Fabiane Führ Universidade Federal do Paraná
  • Rita de Cássia Alves de Souza Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, PR

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Extensão universitária, Letramento informacional, Letramento digital

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar as ações da equipe da Biblioteca de Ciências Humanas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (CH/SiBi/UFPR) ao propor o projeto de extensão Caminho dos saberes - o aprendizado pela prática: vivências na Biblioteca de Ciências Humanas do SiBi/UFPR (CH/SiBi/UFPR). A metodologia utilizada é o relato de experiência que apresenta as ações desenvolvidas no âmbito do projeto para promover o letramento informacional e digital dos usuários da biblioteca e ser um instrumento para que os usuários retornem presencialmente à biblioteca, uma vez que as atividades presenciais foram afetadas pela pandemia de Covid-19.  

Referências

ALMEIDA, Aelson Silva de. A contribuição da extensão universitária para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais. In: REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL (Org.). Tecnologia social e desenvolvimento sustentável: contribuições da RTS para a formulação de uma política de estado de ciência, tecnologia e inovação. Brasília/DF: Secretaria Executiva da Rede de Tecnologia Social (RTS), 2010. p. 09-16. Disponível em: https://mediaserver.almg.gov.br/acervo/34/599/2034599.pdf. Acesso em: 13 jun. 2025.

ANDRADE, Sabrina, M. Bora de; LIMA, Gabriela Ingrid de; SANTOS, Karine do Rocio Vieira dos; NECA, Bruno David Rodrigues; SANTOS, Thiago Luiz de Oliveira da Silva; CERDEIRA, Maristela Petry; SANAGIOTTO, Matheus Gustavo; MONTEIRO, Vanessa Ascenção; RECHIA, Simone. Lazer na cidade em tempos de pandemia: construindo diálogos com a comunidade. Revista Extensão em Foco, Palotina, n. 23 (esp.), p. 235-254, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80613. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/80613. Acesso em: 13 jun. 2025.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 10 ago. 2025.

GUIMARÃES, Eliane Marina Palhares; GONÇALVES, Bruna de Oliveira; DUARTE; Márcia Marília Teixeira Alves de Souza; SOUSA, Frederico Tunes e; SANTOS, Gregory Nicolas; BRAGA, Gabriel Amorim. Potencialidades da extensão universitária: um relato de experiência a partir das ações do Programa Aproxime-se durante a pandemia da Covid-19. Revista Extensão em Foco, Palotina, n. 23 (esp.), p. 144-158, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80533. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/80533. Acesso em: 13 jun. 2025.

JORGE, Marcos do Amaral. Qual é o futuro das bibliotecas? Jornal da Unesp, 24 mar. 2022. Reportagens. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2022/03/24/qual-e-o-futuro-das-bibliotecas/. Acesso em: 13 jun. 2025.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/apraxis/v17n48/2178-2679-apraxis-17-48-60.pdf. Acesso em: 10 jun. 2025.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Histórico da emergência Internacional de COVID-19. [S. l.], [202-]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/historico-da-emergencia-internacional-covid-19. Acesso: 05 jun. 2025.

PIACENTI, Matheus Rocha; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. A relação do letramento informacional e digital no contexto educacional. Revista Delos, Curitiba, v. 18, n. 65, p. 01-18, 2025. DOI: https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n65-138

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Informações sobre circulação (2018-2024) [dados não publicados]. Curitiba: SiBi/UFPR, 2025.

TAKAHASHI, Erika Yumi. A liga acadêmica no contexto da extensão universitária: um relato de experiência. Revista Extensão em Foco, Palotina, n. 28, p. 47-63, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v0i28.85658. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/85658. Acesso em: 16 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade