Autismo e bibliotecas universitárias
como a biblioteca pode apoiar a pessoa com transtorno do espectro autista na sua jornada acadêmica
Palavras-chave:
Bibliotecas Universitárias, Autismo, Inclusão, NeurodiversidadeResumo
Pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Bibliotecas Universitárias. Objetiva levantar como apoiar estudantes com TEA. Traz informações com base no DSM-5. Sinaliza motivos do aumento dos diagnósticos de pessoas com TEA. Destaca importância de considerar demandas dos estudantes com TEA, para evitar capacitismo nos serviços, produtos e espaços. Recomenda uso de "design universal" e "linguagem simples". Sugere promoção da conscientização através de eventos. Indica possibilidade de parcerias bibliotecárias com órgãos de inclusão das universidades. Aponta suporte atitudinal e informacional como fundamental. Conclui que existem poucas pesquisas e ações, devendo estas serem promovidas.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação - referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. Versão corrigida 2:2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2023.
AMARAL, S. A. Análise do consumidor brasileiro do setor de informação: aspectos culturais, sociais, psicológicos e políticos. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 1, n. 2, 1996. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23146. Acesso em: 3 jun. 2025.
AMARAL, S. A. Users, information consumers, and information service agencies from the marketing perspective. TransInformação, Campinas, v. 29, n. 1, p. 27-38, Apr., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/chHyXrVkm35nhySbxx3S8rN/?lang=en. Acesso em: 3 jun. 2025.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli … [et al.]. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, c2013.
ANDERSON, A. M. Exploring the workforce experiences of autistic librarians through accessible and participatory approaches. Library and Information Science Research, [S. l.], v. 43, n. 2, Apr., p. 1-8, 2021a. Disponível em: https://www-sciencedirect-com.ez24.periodicos.capes.gov.br/journal/library-and-information-science-research/vol/43/issue/2. Acesso em: 3 jun. 2025.
ANDERSON, A. M.; LAYDEN, S. J. Confident but lacking support: School librarians and students with autism. Education Libraries, [S. l.], v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://educationlibraries.mcgill.ca/article/view/368/350. Acesso em: 3 jun. 2025.
ANDERSON, A. M.; ROBINSON, B. We adapt as needed: Autism services at liberal arts college libraries. The Journal of Academic Librarianship, [S. l.], v. 50, n. 1, Jan., 2024. Disponível em: https://www-sciencedirect.ez24.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S0099133323001568?via%3Dihub. Acesso em: 25 maio 2024.
ANDERSON, A. From mutual awareness to collaboration: Academic libraries and autism support programs. Journal of Librarianship and Information Science, [S. l.],v. 53, n. 1, p. 103-115, 2021b. Disponível em: https://www.academia.edu/download/95304725/096100062091862820221205-1-eu3vns.pdf. Acesso em: 3 jun. 2025.
BERTELLI, M. O.; BIANCO, A.; BONIOTTI, V.; CHAPLIN, E. Definition, Diagnosis, and Prevalence of Autism Spectrum Disorder. In: THE PALGRAVE Encyclopedia of Disability. Cham: Springer Nature Switzerland, 2025. p. 1-15. Disponível em: https://www.researchgate.net/. Acesso em: 10 ago. 2025.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 250, 28 dez. 2012. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=28/12/2012. Acesso em: 3 jun. 2025.
BRAUMBERGER, E. Library services for autistic students in academic libraries: A literature review. Pathfinder, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 86-99, 2021. Disponível em: https://pathfinderjournal.ca/index.php/pathfinder/article/view/39. Acesso em: 3 jun. 2025.
CARON, M. S.; MOMBELLI, M. A. A biblioteca universitária e a comunidade acadêmica autista: revisão integrativa sobre inclusão. Informação & Informação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 331-352, 2023. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/48405/50370. Acesso em: 3 jun. 2025.
DESCRITORES em Ciências da Saúde: DeCS 2025. São Paulo: BIREME / OPAS / OMS, 2025. Disponível em: http://decs.bvsalud.org/. Acesso em: 3 jun. 2025.
GILES-SMITH, L.; POPOWICH, E. Autistic Employees in Canadian Academic Libraries: Barriers, Opportunities, and Ways Forward. Canadian Journal of Academic Librarianship, [S. l.], v. 9, p. 1-22. DOI: https://doi.org/10.33137/CJAL. Disponível em: https://www.erudit.org/en/journals/cjalib/2023-v9-cjalib07932/1106795ar.pdf. Acesso em: 3 jun. 2025.
KUCHI, T. The strategic value of the liaison librarian’s personal approach to client engagement. Libraries and the Academy, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 651-679, 2022. Disponível em: https://preprint.press.jhu.edu/portal/sites/default/files/kuchi.pdf. Acesso: 14 jun. 2025.
OLIVATI, A. G. et al. Guia de orientações sobre transtorno do espectro autista. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2020. Disponível em: https://www2.unesp.br/Home/caadi/guias/guia-tea.pdf. Acesso em: 25 maio 2025.
PIONKE, J. J.; KNIGHT-DAVIS, S.; BRANTLEY, J. S. Library involvement in an autism support program: A case study. College & Undergraduate Libraries, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 221-233, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10691316.2019.1668896. Acesso em: 3 jun. 2025.
SANTOS, A. R.; GOMES, T. P. D. Programa de relacionamento para a gestão de coleções: uma proposta para bibliotecas universitárias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 29., 2022, Evento Virtual. Anais eletrônicos […]. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2022/article/view/2635. Acesso em: 26 maio 2025.
SHEA, G.; DERRY, S. Academic libraries and autism spectrum disorder: What do we know? The Journal of Academic Librarianship, [S. l.], v. 45, n. 4, p. 326-331, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0099133318303896#bb0150. Acesso em: 26 maio 2025.
SHEA, G.; DERRY, S. A survey of library services for autistic college students. Journal of Academic Librarianship, [S. l.], v. 48, n. 6, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133322001070. Acesso em: 26 maio 2025.
SIQUEIRA, B. (2025, May 23). Censo 2022 identifica 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo no Brasil | Agência de Notícias. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/43464-censo-2022-identifica-2-4-milhoes-de-pessoas-diagnosticadas-com-autismo-no-brasil.
SIQUEIRA, Breno. Censo 2022 identifica 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo no Brasil. Arte: Licia Rubinstein. Agencia IBGE Notícias, 23 maio, 2025. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/43464-censo-2022-identifica-2-4-milhoes-de-pessoas-diagnosticadas-com-autismo-no-brasil. Acesso em: 14 ago. 2025.
SLAVNY-CROSS, R.; ALLISON, C.; GRIFFITHS, S; BARON-COHEN, S. Are autistic people disadvantaged by the criminal justice system? A case comparison. Autism, [S. l.], v. 27, n. 5, p. 1438-1448, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/13623613221140284. Acesso em: 26 maio 2025.
SMALL, R. V.; SCHRIAR, S.; KELLY, M. P. Targeting Autism in Libraries. The International Journal of Information, Diversity, & Inclusion, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 78-88, 2019. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/48645199. Acesso em: 29 maio 2025.
SVALER, T. B. On making libraries and museums more accessible for autistic people. IFLA Journal, [S. l.], v. 50, n. 1, p. 42-52, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/03400352231202516. Acesso em: 29 maio 2025.
WALTON, K.; MCMULLIN, R. Welcoming autistic students to academic libraries through innovative space utilization. Pennsylvania Libraries, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 83-100, 2021. Disponível em: https://palrap.org/ojs/index.php/palrap/article/view/259. Acesso em: 29 maio 2025.
WHITE, A. Autism and Libraries: Building Communities and Changing Lives. In: Hope and a Future: Perspectives on the Impact that Librarians and Libraries Have on Our World. London, Englan: Emerald Publishing Limited, 2021. p. 101-110.