Entre demandas e desafios
a multitarefa como realidade na gestão de bibliotecas universitárias
Palavras-chave:
Multitarefa, Bibliotecas Universitárias, Liderança, Gestão de equipes, ProdutividadeResumo
O estudo objetiva diagnosticar fatores que contribuem para o gerenciamento eficaz de equipes em ambientes multitarefas, com base na percepção de colaboradores de uma biblioteca universitária paulista. A fundamentação teórica aborda o impacto da multitarefa no desempenho, a importância de estruturas organizacionais adaptáveis e o papel da liderança. A metodologia baseia-se na aplicação de questionário utilizando a escala Likert. Os resultados indicam adaptabilidade à multitarefa, percepção de autonomia e uso de ferramentas colaborativas. Persistem desafios como necessidade de maior alinhamento coletivo, treinamentos específicos e atenção ao bem-estar emocional. Conclui-se que liderança, capacitação e alinhamento organizacional são fundamentais no desempenho de multitarefa.
Referências
ADLER, R. F.; BENBUNAN-FICH, R. Juggling on a high wire: multitasking effects on performance. International Journal of Human-Computer Studies, [S. l.], v. 70, n. 2, p. 156-168, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1071581911001431. Acesso em: 15 abr.2025.
CREWS, D. E.; RUSS, M. J. The impact of individual differences on multitasking ability. International Journal of Productivity and Performance Management, [S. l.], v. 69, n. 6, p. 1301-1319, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/ijppm-04-2019-0191/full/html. Acesso em: 20 maio.2025.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GONZALEZ, V. M.; MARK, G. Managing currents of work: multi-tasking among multiple collaborations. In: European Conference on Computer-Supported Cooperative Work, 8, 2005, Paris. [Proceedings…] [S. l.]: Springer, 2005. p. 143-162. Disponível em: https://ics.uci.edu/~gmark/ecscw05.pdf. Acesso em: 15 abr.2025.
METIU, A.; ROTHBARD, N. P. Task bubbles, artifacts, shared emotion, and mutual focus of attention: a comparative study of the microprocesses of group engagement. Organization Science, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 455-475, 2013. Disponível em: https://faculty.wharton.upenn.edu/wp-content/uploads/2013/03/MetiuRothbardArticlesInAdvance_1.pdf. Acesso em: 20 jan.2025.
O'LEARY, M. B.; MORTENSEN, M.; WOOLLEY, A. W. Multiple team membership: a theoretical model of its effects on productivity and learning for individuals and teams. Academy of Management Review, [S. l.], v. 36, n. 3, p. 461-478, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/49250044_Multiple_Team_Membership_A_Theoretical_Model_of_Its_Effects_on_Productivity_and_Learning_for_Individuals_and_Teams. Acesso em: 10 fev.2025.
RUSS, M.; CREWS, D. E. A survey of multitasking behaviors in organizations. International Journal of Human Resource Studies, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 137-153, 2014. Disponível em: https://www.macrothink.org/journal/index.php/ijhrs/article/view/5155. Acesso em: 15 abr.2025.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZIJLSTRA, F. R. et al. Temporal factors in mental work: effects of interrupted activities. Journal of Occupational and Organizational Psychology, [S. l.], v. 72, n. 2, p. 163-185, 1999. Disponível em: https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1348/096317999166581. Acesso em: 11 maio 2025.