Interação humano-computador e inclusão informacional

reflexões e desafios no contexto da Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Interação Humano-Computador, Acessibilidade, Inclusão digital, Ciência da Informação

Resumo

A Interação Humano-Computador (IHC) é essencial para a Ciência da Informação (CI), especialmente em práticas inclusivas e acessíveis. Este estudo objetivou mapear conceitos e práticas de IHC na CI, com foco em acessibilidade e inclusão digital. Foi realizada uma revisão de literatura nas bases Scopus, Web of Science e EBSCO. Os resultados mostram avanços em diretrizes e ferramentas, mas também lacunas na aplicação prática e na participação de usuários. Conclui-se que práticas inclusivas e o design centrado no usuário são fundamentais para ambientes informacionais mais equitativos e acessíveis.

Biografia do Autor

Suellen Souza Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC ECI UFMG, Mestre e Bacharel em Sistemas de Informação. Atuou como Analista de Sistemas por 15 anos na área de Engenharia de Software.

Lissandra Ruas Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Bibliotecária no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Almenara.

Lucinéia Souza Maia, Departamento de Computação e Sistemas - Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) com projeto sobre extração semiautomática de relações semânticas para a representação da informação e do conhecimento. Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) cuja dissertação abordou a acessibilidade Web em processos de desenvolvimento de software. Graduação em Computação - Sistemas de Informação pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste-MG (2006). É professora associada no Departamento de Computação e Sistemas da Universidade Federal de Ouro Preto desde 2011. É professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

AL-RAZGAN, Muna et al. A systematic literature review on the usability of mobile applications for visually impaired users. PeerJ Comput. Sci., 7, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34901428/. Acesso em: 20 jun. 2025.

BARBOSA, Simone Diniz Junqueira; SILVA, Bruno Santana da. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BARBOSA, Simone et al. IHC & UX: Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário [recurso eletrônico]. [S.l.]: Leanpub, 2020. Disponível em: https://leanpub.com/ihc-ux. Acesso em: 18 jun. 2025.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERNARDO, C. G.; KAFURE MUÑOZ, I.; SILVA, T. B. P. e. Pessoa com deficiência visual e a acessibilidade à informação para mobilidade indoor. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020. Disponível em: https://x.gd/CP5o7. Acesso em: 20 jun. 2025.

CAMPOVERDE-MOLINA, Milton; GARCÍA, Llorenço Valverde; LUJÁN-M, Sergio. Empirical Studies on Web Accessibility of Educational Websites: A Systematic Literature Review. IEEE Access, v.8, 2020. Disponível em: https://dspace.uib.es/xmlui/handle/11201/152588. Acesso em: 20 jun. 2025.

CRUZ, T. L.; SIEBRA, S. de A.; SILVA, F. M. Produção científica dos bolsistas de produtividade em ciência da informação sobre interação humano-sistema. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 26, n. Especial,2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78803. Acesso em: 20 jun. 2025.

DESHMUKH, A. M.; CHALMETA, R. User Experience and Usability of Voice User Interfaces: A Systematic Literature Review. Information, v.15, n.9, 2024. Disponível em: https://www.mdpi.com/2078-2489/15/9/579. Acesso em: 20 jun. 2025.

FAYYAZ, N.; KHUSRO, S.; ULLAH, S. Accessibility of Tables in PDF Documents: Issues, Challenges, and Future Directions. Information Technology and Libraries, 40 (3), 2021. Disponível em: https://ital.corejournals.org/index.php/ital/article/view/12325. Acesso em: 20 jun. 2025.

GOLDSTEIN, Scott. Users with Disabilities, Especially Invisible Disabilities, Provide Insight into How Libraries Can Frame Accessibility Webpages. Evidence Based Library and Information Practice, [S. l.], v. 16, n. 1, 2021. Disponível em: https://journals.library.ualberta.ca/eblip/index.php/EBLIP/article/view/29888. Acesso em: 20 jun. 2025.

HOTT, D. F. M.; FRAZ, J. N. Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão. Perspectivas Em Ciência da Informação, 24(4), 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649. Acesso em: 19 jun. 2025.

HOTT, D. F. M.; RODRIGUES, G. M.; OLIVEIRA, L. P. Acesso e acessibilidade em ambientes web para pessoas com deficiência: avanço e limites. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 4, 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/8318. Acesso em: 19 jun. 2025.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO). Ergonomics of human-system interaction – Part 11: Usability: Definitions and concepts. Genebra: ISO, 2021. Disponível em: https://www.gedweb.com.br/aplicacao/usuario/asp/resultado_avancado.asp. Acesso em: 02 jun. 2025.

KERDAR, S. H.; BÄCHLER, L.; KIRCHHOF, B. M. The accessibility of digital technologies for people with visual impairment and blindness: a scoping review. Discov Computing, v. 27, n. 24, 2024. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10791-024-09460-7. Acesso em: 19 jun. 2025.

KIM, H. K.; PARK, J.. Examination of the Protection Offered by Current Accessibility Acts and Guidelines to People with Disabilities in Using Information Technology Devices. Electronics, 9(5), 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2079-9292/9/5/742. Acesso em: 02 jun. 2025.

MARTÍN, S. G. et al. Biblioteca Accesible: Servicios y experiencias del Sistema de Bibliotecas de la Universidad Católica de Córdoba. Información, Cultura Y Sociedad, (47), 2022. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ICS/article/view/12033. Acesso em: 19 jun. 2025.

NAKANO, Natalia. Acessibilidade web no ensino a distância na ciência da informação: uma revisão sistemática da literatura brasileira na BRAPCI. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S. l.], v. 11, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/81992. Acesso em: 19 jun. 2025.

NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. San Francisco: Morgan Kaufmann, 1994. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/book/10.5555/2821575. Acesso em: 02 jun. 2025.

NIELSEN, J.; MOLICH, R. Heuristic evaluation of user interfaces. In: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. New York: ACM, 1990. p. 249–256. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/97243.97281. Acesso em: 02 jun. 2025.

NORMAN, Donald A. O design do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

OJEDA-MERA, Christian et al. Estado actual de la accesibilidad web en Latinoamérica: uma revisão exploratória de las evaluaciones y herramientas utilizadas. Revista Española De Documentación Científica, v. 47, n. 1, 2024. Disponível em: https://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/1464. Acesso em: 20 jun. 2025.

ORTEGA, Manuel. Computer Human Interaction and Collaboration: Challenges and Prospects. Electronics, v.10, n.5, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2079-9292/10/5/616. Acesso em: 02 jun. 2025.

PARTARAKIS, N.; ZABULIS, X. A Review of Immersive Technologies, Knowledge Representation, and AI for Human-Centered Digital Experiences. Electronics, v. 13, n. 2, 2024. Disponível em: https://www.mdpi.com/2079-9292/13/2/269. Acesso em: 20 jun. 2025.

RUTTER, Richard et al. Web Accessibility: Web Standards and Regulatory Compliance. Berkeley, CA: Apress, 2008. Disponível em: https://jimthatcher.com/book2/. Acesso em: 20 maio 2025.

SABADIN, Neli Miglioli. Interação humano-computador. Indaial: UNIASSELVI, 2016. Disponível em: https://x.gd/Fmfoq. Acesso em: 02 jun. 2025.

SANTOS JÚNIOR, R. L. dos. Identificação das principais temáticas de pesquisa ligadas a interação humano-computador discutidas na Ciência da Informação brasileira. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 16, n. 1, 2021. Disponível em: https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/56132. Acesso em: 20 jun. 2025.

SARACEVIC, Téfko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/37415. Acesso em: 03 jun. 2025.

SEALE, M.; HICKS, A.; NICHOLSON, K. P. Toward a Critical Turn in Library UX. College & Research Libraries, Vol 83, n. 1, 2022. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/25262/33119. Acesso em: 19 jun. 2025.

VIRKUS, Sirje et al. The Potential of Telepresence in Libraries: Students’ Perspectives. Libri: International Journal of Libraries and Information Studies, V. 74, n.2, 2024. Disponível em: https://x.gd/fWiZx. Acesso em: 20 jun. 2025.

VITORINO, E. V.; RIGHETTO, G. G.; PACKER, C. R. Probst Purnhagen. Competência em informação de idosos: um protótipo voltado às suas necessidades de informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655804. Acesso em: 20 jun. 2025.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM (W3C). Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) Overview, 2023. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/standards-guidelines/wcag/. Acesso em: 20 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação