Percepções e níveis de compreensão sobre o Acesso Aberto

uma análise diagnóstica dos usuários da Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e Engenharias da UFAM

Autores

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Bibliotecas universitárias, Percepção de usuários, Comportamento da informação, Educação superior

Resumo

O artigo investigou o entendimento sobre Acesso Aberto (AA) entre usuários da Biblioteca de Ciências Exatas e Engenharias da UFAM. Dos 70 entrevistados, quase metade desconhecia totalmente o termo, enquanto apenas 26,3% demonstraram compreensão adequada. Muitos confundem AA com mecanismos de busca ou plataformas de artigos. O estudo expõe fragilidades na formação sobre o tema e recomenda ações educativas e articulação institucional para fortalecer a cultura da Ciência Aberta, destacando o papel ético das universidades na promoção da equidade informacional e cidadania científica.

Biografia do Autor

Lúcia Martins, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Ciências da Educação/CB School (2024). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação/PROFNIT UFAM (2021). Especialização em Gestão Pública (2012), Especialização em Desenvolvimento Regional na área de População (2007) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Experiência profissional com ênfase em Bibliotecas Universitárias, atuando principalmente nos seguinte tema: Serviço de Referência, Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo.

Geyse Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Ciências da Educação pela Christian Business School. Mestranda em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares Pela Universidade Aberta de Portugal. Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade do Estado do Amazonas (2024). Especialização em Comunicação e Informação Educacional e Empresarial pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Bibliotecária Documentalista na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente exerce a função de Diretora da Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e Engenharias. Possui experiência em treinamentos em bases de dados, gestão de mídias globais, repositórios institucionais, acessibilidade na web, normalização acadêmica. Atuação profissional nas seguintes áreas: Ciência aberta, repositórios, gerenciamento de sites, gestão de mídias globais, prospecção da inovação, treinamentos em bases de dados e gestão.

Thiago Giordano, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas, mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de Buenos Aires (Faculdade de Filosofia e Letras) e doutor em Ciência da Informação pela UNESP-Marília, com área de concentração em "Informação, Tecnologia e Conhecimento" e atuação na linha de pesquisa "Gestão, Mediação e Uso da Informação". Atualmente, dedica-se a investigações sobre mediação da informação, museus como espaços de comunicação e aprendizagem e competência em informação no ensino superior. Pesquisador comprometido com a intersecção entre informação, educação e cultura, objetivando práticas inovadoras em mediação do conhecimento.

Referências

ABCD USP. (n.d.). Entenda o que é Acesso Aberto. Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP. Disponível em: https://www.abcd.usp.br/apoio-pesquisador/acesso-aberto-usp/entenda-o-que-e-acesso-aberto/. Acesso em: 11 abr. 2025.

BUDAPEST OPEN ACCESS INITIATIVE. (2002). Budapest Open Access Initiative. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai10/portuguese-brazilian-translation/. Acesso em: 8 abr. 2025.

CAPES. CAPES: Acesso Aberto. 2025. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acessoaberto.html. Acesso em: 02 maio 2025.

FIOCRUZ Campus Virtual. O que é Ciência Aberta? Série 1, curso 1, 2025. Disponível em: https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/rea/ciencia-aberta/serie1/curso1/aula2.html. Acesso em: 02 maio 2025.

GÄAL, Lígia Parreira Muniz; MARTINS, Márcio Souza. Acesso aberto no contexto da pesquisa em Ciência da Informação. Campinas: TransInformação, [S. l.], n. 34, e220016, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/s9z43WHqpXbncwvzrgmDKFj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 maio 2025.

GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2022.

SUBER, Peter. Open Access. London, England: Massachusetts Institute of Technolog, 2012. Disponível em: https://library.oapen.org/viewer/web/viewer.html?file=/bitstream/handle/20.500.12657/26065/1004020.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 maio 2025.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). O que é o Open Access (Acesso Aberto). 2009. Disponível em: https://www.acessoaberto.usp.br/o-que-e/. Acesso em: 02 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15