Estudos sobre acessibilidade em bibliotecas universitárias

uma análise de conteúdo

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Bibliotecas universitárias, Pessoas com deficiência, Pesquisa bibliográfica, Análise de conteúdo

Resumo

Objetiva compreender quais necessidades de acessibilidade recebem maior atenção em pesquisas acadêmicas associadas à Bibliotecas Universitárias e como são abordadas (tecnologias assistivas ou ação humana). Fundamentação teórico-metodológica: Análise de Conteúdo de Bardin, técnica de análise temática, aplicada aos resumos de documentos selecionados na BRAPCI, BDTD e Capes, categorizados por tipo de deficiência e tipo de ação. Resultados: Deficiência visual e auditiva são destaque nos estudos e a maioria aborda tecnologias assistivas. Conclusão: Acessibilidade e inclusão não podem ser reduzidas ao caráter técnico. Há necessidade de estudos sobre outros tipos de deficiência e da valorização da ação humana na inclusão social.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 2 - Inclusão e Pertencimento