Um dia de imaginação
projeto de extensão desenvolvido pela Biblioteca do Centro de Ciências de Grajaú/UFMA
Palavras-chave:
Ações Culturais, Bibliotecas Universitárias, CriançasResumo
Este artigo relata a experiência das ações culturais desenvolvidas pela Biblioteca do Centro de Ciências de Grajaú da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e escolas parceiras do projeto. Objetiva relatar a atuação das bibliotecárias e bolsistas que participaram do projeto, onde o público-alvo foram crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Aborda as atividades realizadas, a exemplo uma peça teatral e uma contação de história. Os resultados obtidos possibilitaram inferir que a Biblioteca do Centro de Ciências de Grajaú cumpre também a sua função social na comunidade e almeja aumentar o número de crianças acolhidas no projeto.
Referências
ABRAMOVICH, Anny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 13. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
BAPTISTA, Michele Marques; GONÇALVES, Márcia Servi. Ações e atividades culturais em bibliotecas universitárias: a busca por espaços mais atrativos aos usuários na Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 542-554, ago./nov., 2018. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1513/pdf. Acesso em: 11 jun. 2025.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2003.
DOMINGOS, Girlene Paula et al. A importância da leitura na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 7, n. 6, p. 669-680, jun. 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1423/619. Acesso em: 11 jun. 2025.
JEKUPÉ, Olívio. Tupã mirim: o pequeno guerreiro. São Paulo: Cortez, 2010.
MARQUES, Vera Lucia Meneses de Lima. A importância da leitura na educação infantil. Revista 1° Evolução, [S. l.], ano 4, n. 38, p. 115-121, mar. 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/402. Acesso em: 11 jun. 2025.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 18. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Papirus, 2016.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: método e técnicas. 4. ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Atlas, 2017.
ROSA, Anelise Jesus Silva. A prática de ação cultural em bibliotecas. Revista ACB, Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 372-381, nov., 2009. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/675. Acesso em: 11 jun. 2025.
SANTOS, Dilaila Eduarda Batista dos; SANTOS, Michele Almeida. A magia da literatura infantil: a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças. 2023. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, 2023.