Rota do TCC

uma parceria intersetorial desenvolvida para descomplicar o Trabalho de Conclusão de Curso de alunos da PUCRS

Autores

Palavras-chave:

Trabalho de conclusão de curso, Serviços para comunidade acadêmica, Biblioteca Central da PUCRS, Centro de Apoio Discente da PUCRS, Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS

Resumo

O presente artigo objetiva relatar e registrar a experiência do Rota do TCC, um projeto desenvolvido pelas unidades Biblioteca Central, Centro de Apoio Discente e Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS. O projeto intenciona dar suporte para os alunos que estão em fase de construção do trabalho de conclusão de curso, oferecendo conhecimentos técnicos aliados a um atendimento humanizado direcionados a esta etapa acadêmica. Neste relato de experiência é descrito o processo de criação do evento, que reposicionou as unidades como rede de apoio dos alunos, bem como fortaleceu as unidades enquanto suporte ao ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Aline Matte Debastiani, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bibliotecária de referência da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), especialista em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016) e em Neuroeducação pela Estácio de Sá (2018). Especialização em andamento em MBA em Liderança, gestão de equipes e produtividade pela PUCRS. Representante da Biblioteca Central da PUCRS nas comissões de documentação da ABNT. Atua com pesquisa científica, normalização de documentos e gestão de projetos.

Cintia Peixoto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharel em Matemática pela UFRGS (2003), mestre em Geometria Diferencial pela UFRGS (2005) e doutorado em Geometria Diferencial pela pela UNICAMP (2010). Esteve em estágio pós doutoral no período de 09/2015 à 12/2016 na Université Lille 1 - Sciences et Technologies, em Lille, França. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Invariantes Diferenciais. Ministra disciplinas de matemática para o ensino superior voltadas para Engenharia e Computação. Coordena o Núcleo de Apoio à Aprendizagem, vinculado à Pró-reitoria de Graduação e Educação Continuada, que atua no Apoio Discente e na gestão Programa de Monitorias da PUCRS.

Malone Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo e filósofo, com atuação na PUCRS e no Centro Inspirare. Especialista em práticas contemplativas e bem-estar, é autor do livro Meditação Slow e coordena projetos de saúde mental, interioridade e espiritualidade. Atua como facilitador de práticas de meditação, professor, palestrante e psicoterapeuta.

Salete Maria Sartori, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2019). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Possui experiência em processamento técnico de material bibliográfico e indexação no Setor de Tratamento da Informação com atuação de Bibliotecário Júnior, Bibliotecário Sênior e coordenação do Setor. Atualmente exerce a função de Bibliotecária do Setor de Serviços nas atividades de serviço de referência presencial e virtual. É responsável pelo Programa de Capacitação de Usuários da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS.

Referências

ALMEIDA, L. M.; FARIAS, G. B. (2019). Competência e mediação da informação no processo de educação do usuário: concepção bibliotecária. In: FARIAS, G. B.; FARIAS, M. G. G. (org.). Competência e mediação da informação: percepções entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: ABECIN, 2019. p. 38-49.

BRASIL. INEP. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2023. Brasil: Inep, 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/HlJgC. Acesso em: 20 maio 2025.

CASARIN, S. T.; PORTO A. R. Relato de experiência e estudo de caso: algumas considerações. J. nurs. health., [S. l.], v. 11, n. 2, e2111221998, 2021. Disponível em: https://encurtador.com.br/yMEa2. Acesso em: 9 jun. 2025.

CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; GARCÍA-QUISMONDO, Miguel Ángel Marzal. Literacia acadêmica em bibliotecas universitárias. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 25, p. 01-18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e7024. Acesso em: 14 ago. 2025.

GUIMARÃES, Maria Cristina Soares. Ciência aberta e inovação (responsável?): uma agenda oportuna. In: BORGES, Maria Manuel; SANZ CASADO, Elias. Sob a lente da ciência aberta. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2021. p. 465-488.

INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS. Nos passos de Marcelino Champagnat: Missão Educativa Marista. 2. ed. Roma: Casa Generalizia dei Fratelli Maristi dele Scuole Fratelli Maristi, 2023.

JARDIM, Marília Guimarães Leal; CASTRO, Tathyane Silva; FERREIRA-RODRIGUES, Carla Fernanda. Sintomatologia depressiva, estresse e ansiedade em universitários. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 25, n. 4, p. 645-657, out./dez. 2020.

KRAEMER, Débora K. et al. O papel social das bibliotecas universitárias: iniciativas da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS. Páginas a&b, [S. l.], s. 3, n. 16, p. 97-118, 2021.

LOVELL, Geoff P. et al. A cross-sectional investigation of depressive, anxiety, and stress symptoms and health-behavior participation in Australian university students. Nursing and health sciences, Austrália, v. 17, p. 134-142, 2015. Disponível em: https://encurtador.com.br/ZwGcG. Acesso em: 14 maio 2025.

MENTGES, Manuir. [Discurso de posse da nova Gestão da PUCRS]. Porto Alegre, 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/kDOXv. Acesso em: 30 abr. 2025.

PUCRS. Planejamento estratégico 2023-2027: ousemos o novo futuro juntos. Porto Alegre: Marista, [2022].

PUCRS. Projeto de Meditação. Porto Alegre, [2025]. Disponível em: https://www.pucrs.br/pastoral/espiritualidade/meditacao/. Acesso em: 6 jun. 2025.

REDE MARISTA. Políticas institucionais: Serviço de Pastoral: identidade, metodologia e compromissos. 1. Ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2018.

REDE MARISTA. Programa cultivo da fé, interioridade e da espiritualidade. Porto Alegre: CMC, 2019.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação