Rota do TCC
uma parceria intersetorial desenvolvida para descomplicar o Trabalho de Conclusão de Curso de alunos da PUCRS
Palavras-chave:
Trabalho de conclusão de curso, Serviços para comunidade acadêmica, Biblioteca Central da PUCRS, Centro de Apoio Discente da PUCRS, Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRSResumo
O presente artigo objetiva relatar e registrar a experiência do Rota do TCC, um projeto desenvolvido pelas unidades Biblioteca Central, Centro de Apoio Discente e Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS. O projeto intenciona dar suporte para os alunos que estão em fase de construção do trabalho de conclusão de curso, oferecendo conhecimentos técnicos aliados a um atendimento humanizado direcionados a esta etapa acadêmica. Neste relato de experiência é descrito o processo de criação do evento, que reposicionou as unidades como rede de apoio dos alunos, bem como fortaleceu as unidades enquanto suporte ao ensino, pesquisa e extensão.
Referências
ALMEIDA, L. M.; FARIAS, G. B. (2019). Competência e mediação da informação no processo de educação do usuário: concepção bibliotecária. In: FARIAS, G. B.; FARIAS, M. G. G. (org.). Competência e mediação da informação: percepções entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: ABECIN, 2019. p. 38-49.
BRASIL. INEP. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2023. Brasil: Inep, 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/HlJgC. Acesso em: 20 maio 2025.
CASARIN, S. T.; PORTO A. R. Relato de experiência e estudo de caso: algumas considerações. J. nurs. health., [S. l.], v. 11, n. 2, e2111221998, 2021. Disponível em: https://encurtador.com.br/yMEa2. Acesso em: 9 jun. 2025.
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; GARCÍA-QUISMONDO, Miguel Ángel Marzal. Literacia acadêmica em bibliotecas universitárias. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 25, p. 01-18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e7024. Acesso em: 14 ago. 2025.
GUIMARÃES, Maria Cristina Soares. Ciência aberta e inovação (responsável?): uma agenda oportuna. In: BORGES, Maria Manuel; SANZ CASADO, Elias. Sob a lente da ciência aberta. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2021. p. 465-488.
INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS. Nos passos de Marcelino Champagnat: Missão Educativa Marista. 2. ed. Roma: Casa Generalizia dei Fratelli Maristi dele Scuole Fratelli Maristi, 2023.
JARDIM, Marília Guimarães Leal; CASTRO, Tathyane Silva; FERREIRA-RODRIGUES, Carla Fernanda. Sintomatologia depressiva, estresse e ansiedade em universitários. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 25, n. 4, p. 645-657, out./dez. 2020.
KRAEMER, Débora K. et al. O papel social das bibliotecas universitárias: iniciativas da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS. Páginas a&b, [S. l.], s. 3, n. 16, p. 97-118, 2021.
LOVELL, Geoff P. et al. A cross-sectional investigation of depressive, anxiety, and stress symptoms and health-behavior participation in Australian university students. Nursing and health sciences, Austrália, v. 17, p. 134-142, 2015. Disponível em: https://encurtador.com.br/ZwGcG. Acesso em: 14 maio 2025.
MENTGES, Manuir. [Discurso de posse da nova Gestão da PUCRS]. Porto Alegre, 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/kDOXv. Acesso em: 30 abr. 2025.
PUCRS. Planejamento estratégico 2023-2027: ousemos o novo futuro juntos. Porto Alegre: Marista, [2022].
PUCRS. Projeto de Meditação. Porto Alegre, [2025]. Disponível em: https://www.pucrs.br/pastoral/espiritualidade/meditacao/. Acesso em: 6 jun. 2025.
REDE MARISTA. Políticas institucionais: Serviço de Pastoral: identidade, metodologia e compromissos. 1. Ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2018.
REDE MARISTA. Programa cultivo da fé, interioridade e da espiritualidade. Porto Alegre: CMC, 2019.