Bibliotecas universitárias e ciência aberta no SNBU 2023

uma análise bibliométrica das produções do Eixo 5

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Ciência Aberta, Comunicação científica, Bibliometria

Resumo

Este artigo apresenta uma análise bibliométrica dos trabalhos publicados no Eixo 5 do 22º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2023), dedicado à Ciência Aberta. Com base em indicadores de desempenho, colaboração institucional e mapeamento temático, o estudo busca compreender como as Bibliotecas Universitárias têm se posicionado frente aos princípios da Ciência Aberta. Os resultados apontam para a prevalência de práticas tradicionais, com foco em repositórios, periódicos e descrição de dados, e revelam baixa presença de temas emergentes como ciência cidadã, avaliação aberta e transparência científica. Conclui-se que, embora estratégicas, as ações ainda operam sob uma lógica de continuidade, exigindo inovação organizacional e maior articulação em rede para consolidação de um novo papel institucional.

Referências

BONETTI, Letícia Guarany; MORENO, Fernanda Passini. Gestão de dados de pesquisa em bibliotecas universitárias brasileiras. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, [S. l.], v. 8, p. 1-13, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.244. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/244. Acesso em: 5 jun. 2025.

CAFÉ, Ligia Maria Arruda; BRÄSCHER, Marisa. Organização da informação e bibliometria. Encontros Bibli, Florianópolis/SC, Brasil, v. 13, n. 1, p. 54–75, 2008. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13nesp1p54. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13nesp1p54. Acesso em: 7 ago. 2025.

DONTHU, Naveen et al. How to conduct a bibliometric analysis: an overview and guidelines. Journal of business research, [S. l.], v. 133, p. 285-296, 2021. DOI: 10.1016/j.jbusres.2021.04.070. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296321003155. Acesso em: 7 ago. 2025.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARNAD, Stevan et al. The access/impact problem and the green and gold roads to open access. Serials Review, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 310-314, 2004. DOI: 10.1016/j.serrev.2004.09.013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0098791304001480. Acesso em: 9 jun. 2025.

HERRINGTON, Verlene J. The Academic Library: cowpath or path to the future? Journal of Library Innovation, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 54-68, 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003043345. Acesso em: 5 jun. 2025.

LISÉE, Cynthia; LARIVIÈRE, Vincent; ARCHAMBAULT, Éric. Conference proceedings as a source of scientific information: A bibliometric analysis. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [S. l.], v. 59, n. 11, p. 1776–1784, 2008. DOI: 10.1002/asi.20888. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.20888. Acesso em: 8 ago. 2025.

MACÊDO, Diego et al. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: dez anos de interoperabilidade [pôster]. In: CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA SOBRE ACESSO ABERTO, 4., 2013, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013.

MODESTO, Fernando. Biblioteca universitária e a inovação: reflexões, definições e descrições. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2018. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003043345. Acesso em: 6 jun. 2025.

OKUBO, Yoshiko. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples: STI working papers 1997/1. Paris: OECD, 1997. DOI: 10.1787/208277770603. Disponível em: https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/publications/reports/1997/01/bibliometric-indicators-and-analysis-of-research-systems_g17a152e/208277770603.pdf. Acesso em: 7 ago. 2025.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 348-349, 1969.

REDKINA, N. S. The Library in the Information Ecosystem of Open Science. Scientific and Technical Information Processing, [S. l.], v. 48, n. 4, p. 239–247, 2021. DOI: 10.3103/S0147688221040043.

REVEZ, Jorge. Inside the laboratory: open science and the skills of research librarians. In: DIAMOND, Tom (ed.). The academic librarian in the digital age: essays on changing roles and responsibilities. Jefferson: McFarland & Company, 2020. p. 42-56.

RIBEIRO, Nivaldo Calixto; OLIVEIRA, Dalgiza Andrade; DINIZ, Jonas Aron Cardoso. Bibliotecários e os desafios da Ciência Aberta: habilidades, recursos e serviços. RECIIS, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 208–221, 2024. DOI: 10.29397/reciis.v18iAhead-of-Print.3514. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3514. Acesso em: 5 jun. 2025.

SELLITTO, Carmine. The impact of impermanent Web-located citations: A study of 123 scholarly conference publications. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [S. l.], v. 56, n. 7, p. 695–703, 2005. DOI: 10.1002/asi.20159. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.20159. Acesso em: 8 ago. 2025.

SILVA FILHO, Rubens da Costa; MANGAN, Patricia Kayser Vargas. Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0: integração de ferramentas para a promoção de produtos e serviços. Informação & Tecnologia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 62–82, 2018. Edição especial: ENANCIB 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/38195. Acesso em: 6 jun. 2025.

SILVA, Fernanda Mirelle de Almeida. Agir bibliotecário nas bibliotecas universitárias públicas estaduais brasileiras, em contexto da Ciência Aberta. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29471. Acesso em: 6 jun. 2025.

SILVA, José Aparecido da; BIANCHI, Maria de Lourdes Pires. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 11, p. 5-10, 2001. DOI: 10.1590/S0103-863X2001000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/8mL9rKKQgL4vydsrZfZLbcr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 jun. 2025.

SILVEIRA, Lúcia da et al. Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada. Encontros Bibli, [S. l.], v. 28, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e91712. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/91712. Acesso em: 3 jun. 2025.

UNESCO. Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. Paris: UNESCO, 2022. DOI: 10.54677/XFFX3334. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 8 jun. 2025.

VIANA, Lilian. Catalogação em dados conectados abertos: uma experiência de biblioteca universitária com a wikidata. Encontros Bibli, [S. l.], v. 29, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e99594. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/99594. Acesso em: 5 jun. 2025.

WU, Dengsheng et al. Do conference-journal articles receive more citations? A case study in physics. Journal of Informetrics, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 101590, 1 nov. 2024. DOI: 10.1016/j.joi.2024.101590. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157724001020?via%3Dihub. Acesso em: 8 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15