Acessibilidade emocional em bibliotecas universitárias

caminhos para um ambiente mais acolhedor

Autores

  • Miriam Regiane Dutra IFMS
  • Maísa Coelho França Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Vagner Almeida dos Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Acessibilidade emocional, Bibliotecas universitárias, Design universal

Resumo

O objetivo deste estudo é explorar o conceito de acessibilidade emocional nas bibliotecas universitárias e sua implementação, destacando sua importância para espaços acolhedores que promovam o bem-estar e o sentimento de pertencimento.  A pesquisa, baseada em revisão de literatura, enfatiza a criação de ambientes inclusivos que considerem as emoções dos usuários, discute conceitos como empatia e Design Universal, revelando que, apesar dos avanços na acessibilidade física, a dimensão emocional é frequentemente negligenciada. Os resultados indicam que ambientes empáticos são fundamentais para a experiência acadêmica, exigindo a valorização dessa dimensão e capacitação de pessoas bibliotecárias.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 2 - Inclusão e Pertencimento