Filmes em acervo
potencial dos acervos cinematográficos das bibliotecas para falar sobre ciência
Palavras-chave:
Cinema, Biblioteca, Divulgação científica, CineclubeResumo
A presença de filmes em bibliotecas representa uma oportunidade de ampliação à cultura e promoção da divulgação científica. Este artigo analisa o potencial das coleções Cinema Brasileiro Contemporâneo e PAR-PAQ, enviadas pela ANCINE, disponíveis na biblioteca do CEFET-RJ unidade Maria da Graça. O estudo destaca duas ações abordando o potencial de uso e duas iniciativas que utilizaram essas coleções: Oxe Criações e a Mostra de Filmes da UFMS. Os resultados indicam que atividades com as coleções de filmes têm grande potencial de DC reforçando o papel formativo das bibliotecas e democratizam o acesso à ciência e à cultura.
Referências
ANCINE. Agência Nacional do Cinema. Relatórios e programas de fomento, 2015.
BRASIL. Lei nº 13.006. altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), especificamente o artigo 26, de 26 de junho de 2014.
CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. O papel da biblioteca como espaço de divulgação científica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2013, [S. l.]. Anais [...]. [S. l.]: FEBAB, 2013. p. 4005-4019.
CASTRO, Cilmar Santos de et al. Percepções de professores de Ensino Médio sobre o uso educacional do cinema. Revista Ciências & Ideias, [S. l.], p. 19-34, 2020.
CINECLUB do Cefet estreia com exibição e debate do curta “Memórias de Aço”. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). 21 de novembro de 2022.
CEFET-RJ. III Green Day. 27 de abril de 2018. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Disponível em: https://www.cefet-rj.br/index.php/eventos-campus-maria-da-graca/3839-05-05-2018-iii-green-day.
CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Percepção Pública da Ciência no Brasil. 2023.
CRUZ, Livia Delgado Leandro da; GOMES, Emerson Ferreira. Cultura e divulgação científica: as possibilidades de diálogo a partir do cinema de ficção científica. Revista do EDICC, [S. l.], v. 6, 2020.
CUNHA, R. B. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 22 n. 68, 2017.
LANGIE, Cíntia. Cinema e experiências políticas na universidade. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], 2020.
QUEIROZ, A. P. B. Análise das representações sobre Natureza da Ciência em filmes de ficção científica. 2019. 254f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) –Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2019.
ROCHA, M. B.; QUEIROZ, A. B. A ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?. Comunicações, [S. l.], n. 28, 2024, p. 151–161.
SANTOS, Joyce Mara dos. A importância de uma biblioteca de divulgação científica na Casa da Ciência da UFRJ: subsídios para a sua implementação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.