Estratégia de divulgação do curso on-line de iniciação em pesquisa científica
relato de experiência do SIBi-UFSCar
Palavras-chave:
Competência em informação, Comunicação institucional, Biblioteca universitária, Divulgação científica, Educação à distânciaResumo
Este relato de experiência descreve a estratégia de divulgação adotada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de São Carlos (SIBi-UFSCar) no Curso On-line de Iniciação em Pesquisa Científica. A ação ocorreu entre fevereiro e maio de 2025 e teve como propósito promover o curso junto ao público-alvo por meio de uma comunicação integrada em redes sociais, sites institucionais, rádio universitária, e-mails e cartazes. Os resultados evidenciam que a divulgação ampla e coordenada proporcionou engajamento do público, fortalecendo o papel das bibliotecas como agentes formadores e comunicadores em ambientes acadêmicos digitais
Referências
ALAWADHI, Suha; AL-DAIHANI, Sultan M. Marketing academic library information services using social media. Library Management, [S. l.], v. 40, n. 3/4, p. 228-239, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LM-12-2017-0132/full/html. Acesso em: 11 maio. 2025.
LIMA, A. M. D. de.; SILVA JÚNIOR, A. de S. A atuação bibliotecária e a formação de competência em informação nos usuários de bibliotecas universitárias: um estudo exploratório na Região Nordeste. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, Natal, v. 9, n. 1, p. e38166, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38166. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38166. Acesso em: 2 maio. 2025.
LLORET ROMERO, Nuria. ROI. Measuring the social media return on investment in a library. The Bottom Line, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 145-151, 2011. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/08880451111169223/full/html. Acesso em: 12 maio. 2025.
MAIA, Cristina Marchetti; LIMA, Thaís Aparecida de; FURNIVAL, Ariadne Chloe Mary. Programa de Competência em Informação no Brasil: relatos de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...], 2021. Disponível em https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/610. Acesso em: 02 maio. 2025.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2025. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 27 maio 2025.
ROCHA, Gizele; MONTEIRO, Simone. Inovação no ensino da competência em informação na pós-graduação: uma revisão de escopo. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e025017, 2025. DOI: 10.20396/rdbci.v23i00.8676259. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8676259. Acesso em: 02 maio. 2025.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Sistema Integrado de Bibliotecas. SIBi-UFSCar e CRBU-Unifesp promovem o Curso On-line de Iniciação em Pesquisa Científica. [São Carlos], [2025]. Disponível em: https://www.sibi.ufscar.br/news/sibi-ufscar-e-crbu-unifesp-promovem-o-curso-on-line-de-iniciacao-em-pesquisa-cientifica. Acesso em: 02 maio 2025.