Revisão sistemática do marketing da informação em bibliotecas universitária
abordagem metodológica
Palavras-chave:
Marketing da informação, Biblioteca universitária, Ciência da Informação, Métodos de pesquisaResumo
Marketing da informação no âmbito das bibliotecas universitárias, com base nos aspectos metodológicos das pesquisas realizadas nesses cenários. Objetiva-se analisar as metodologias utilizadas nas dissertações e teses identificadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que abordam o marketing da informação em bibliotecas universitárias sob o marco temporal de 2015 a 2025. A metodologia adotada foi a revisão sistemática de literatura e as pesquisas exploratória, bibliográfica, quantitativa e qualitativa. Conforme a análise comparativa dos estudos identificados, observou-se a incidência das pesquisas: aplicada, descritiva, bibliográfica e qualitativa e a adoção significativa das técnicas: entrevista e questionário para coleta de dados.
Referências
ALMEIDA, Cláuvin Erlan José da Costa Curty de. “E quanto à produção brasileira?”: Revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2016. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/5967?mode=full. Acesso em: 18 mar. 2025.
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 1, p. 31-44, jan./abr. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1636. Acesso em: 17 abr. 2024.
CAMPOS, Alessandra Freire Magalhães de; CAETANO, Luís Miguel Dias; GOMES, Victor Márcio Laus Reis. Revisão sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. 27, n. 54, p. 139–169, 2023. DOI: 10.26694/rles.v27i54.2702. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2702. Acesso em: 17 mar. 2025.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 6 jan. 2025.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/about. Acesso em: 18 mar. 2025.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
NEVES, Barbara Coelho, PINTO, Marli Dias de Souza, SPUDEIT, Daniela (org.). Marketing na Ciência da Informação: método, perspectivas e desafios. Salvador: EDUFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40227. Acesso em: 10 fev. 2023.
OLIVEIRA, Viviane Santos de. Buscando Interoperabilidade entre diferentes bases de dados: o caso da Biblioteca do Instituto Fernandes Figueira. 2005. Dissertação (Gestão da Informação e Comunicação em Saúde) - Programa de Pós–Graduação em Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CRUZ_afca5c13caee18cbc4168af0eb819b44. Acesso em: 18 mar. 2025.
RODRIGUES, Rosângela Schwarz; NEUBERT, Patricia da Silva. Introdução à pesquisa bibliográfica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249681. Acesso em: 6 abr. 2025.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, Cícera Ana Micaeli Gomes da. A Aplicabilidade do Marketing de Relacionamento na Gestão de Bibliotecas Universitárias: um estudo em uma biblioteca de instituição privada de Juazeiro do Norte –CE. Folha de Rosto: revista de biblioteconomia e ciência da informação, Juazeiro do Norte, v. 2, n. 2, p. 5-15, 5 jan. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/98. Acesso em: 2 jun. 2025.
VEDANA, Gabrielly Almeida. Bibliotecárias brasileiras na era digital. Jornal da Universidade, Porto Alegre, 24 abr. 2024. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/bibliotecarias-brasileiras-na-era-digital/. Acesso em: 26 maio 2025.