Revisão sistemática do marketing da informação em bibliotecas universitária

abordagem metodológica

Autores

Palavras-chave:

Marketing da informação, Biblioteca universitária, Ciência da Informação, Métodos de pesquisa

Resumo

Marketing da informação no âmbito das bibliotecas universitárias, com base nos aspectos metodológicos das pesquisas realizadas nesses cenários. Objetiva-se analisar as metodologias utilizadas nas dissertações e teses identificadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que abordam o marketing da informação em bibliotecas universitárias sob o marco temporal de 2015 a 2025. A metodologia adotada foi a revisão sistemática de literatura e as pesquisas exploratória, bibliográfica, quantitativa e qualitativa. Conforme a análise comparativa dos estudos identificados, observou-se a incidência das pesquisas: aplicada, descritiva, bibliográfica e qualitativa e a adoção significativa das técnicas: entrevista e questionário para coleta de dados.

Biografia do Autor

Soraya Vieira de Albuquerque, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Graduanda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação pela Faculdade Pitagóras (2020). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Bibliotecária-Documentalista da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão. Possui experiência na área de Biblioteconomia, com abordagem de estudos nos seguintes temas: Fontes de Informação, Museus, Patrimônio Cultural, Competência Informacional, Formação Continuada e Gestão de Mídias Sociais.

Raimunda de Jesus Araujo Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Multimédia e Educação pela Universidade de Aveiro/Portugal (conclusão: novembro/ 2018), com grau reconhecido pela Universidade Federal da Bahia, em 12 de junho de 2019. Defendeu a tese intitulada: Internacionalização e visibilidade da comunidade cientifica da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Brasil e Portugal): análise da dialética entre formação contínua e comportamento Infocomunicacional. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associada, Classe D, Nível 002, Departamento de Biblioteconomia/UFMA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PROGCIN/UFMA. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação, e Multimédia em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada, Comunicação científica, Comunicação da Ciência em Rede, Redes Sociais Acadêmicas, Comportamento Infocomunicacional, Comportamento infocomunicacional e Acessibilidade, Internacionalização da Educação superior, Movimento iSchool. Gestão por competências. Coordenou o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, e o Ciclo Avançado do Curso Mídias na Educação. Coordena o Estágio Obrigatório e Não Obrigatório do Curso de Biblioteconomia da UFMA.

Referências

ALMEIDA, Cláuvin Erlan José da Costa Curty de. “E quanto à produção brasileira?”: Revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2016. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/5967?mode=full. Acesso em: 18 mar. 2025.

AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 1, p. 31-44, jan./abr. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1636. Acesso em: 17 abr. 2024.

CAMPOS, Alessandra Freire Magalhães de; CAETANO, Luís Miguel Dias; GOMES, Victor Márcio Laus Reis. Revisão sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. 27, n. 54, p. 139–169, 2023. DOI: 10.26694/rles.v27i54.2702. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2702. Acesso em: 17 mar. 2025.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 6 jan. 2025.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/about. Acesso em: 18 mar. 2025.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

NEVES, Barbara Coelho, PINTO, Marli Dias de Souza, SPUDEIT, Daniela (org.). Marketing na Ciência da Informação: método, perspectivas e desafios. Salvador: EDUFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40227. Acesso em: 10 fev. 2023.

OLIVEIRA, Viviane Santos de. Buscando Interoperabilidade entre diferentes bases de dados: o caso da Biblioteca do Instituto Fernandes Figueira. 2005. Dissertação (Gestão da Informação e Comunicação em Saúde) - Programa de Pós–Graduação em Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CRUZ_afca5c13caee18cbc4168af0eb819b44. Acesso em: 18 mar. 2025.

RODRIGUES, Rosângela Schwarz; NEUBERT, Patricia da Silva. Introdução à pesquisa bibliográfica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249681. Acesso em: 6 abr. 2025.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, Cícera Ana Micaeli Gomes da. A Aplicabilidade do Marketing de Relacionamento na Gestão de Bibliotecas Universitárias: um estudo em uma biblioteca de instituição privada de Juazeiro do Norte –CE. Folha de Rosto: revista de biblioteconomia e ciência da informação, Juazeiro do Norte, v. 2, n. 2, p. 5-15, 5 jan. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/98. Acesso em: 2 jun. 2025.

VEDANA, Gabrielly Almeida. Bibliotecárias brasileiras na era digital. Jornal da Universidade, Porto Alegre, 24 abr. 2024. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/bibliotecarias-brasileiras-na-era-digital/. Acesso em: 26 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15