Engenharia e magia

a contação de histórias como estratégia para o estímulo à equidade de gênero e à educação científica na infância

Autores

  • Meriely Almeida IFMG - Campus Arcos

Palavras-chave:

Leitura (Ensino fundamental), Educação Infantil, Mulheres na engenharia

Resumo

O projeto de extensão Engenharia e Magia visou despertar o interesse de crianças de 6 e 7 anos da rede pública de Arcos-MG pela engenharia, por meio da contação de histórias com protagonistas femininas. A iniciativa promove a igualdade de gênero, desafiando estereótipos e incentivando a diversidade nas carreiras técnicas. Foram realizadas sessões de contação de histórias, atividades lúdicas e práticas nas escolas ao longo de 10 meses. O projeto incluiu fases de preparação, execução e avaliação, buscando inspirar especialmente meninas a explorar o universo da engenharia. O projeto demonstrou eficácia em promover inclusão e diversidade, expondo as crianças a diferentes perspectivas para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade