Revisitando a orientação continuada de usuários em bibliotecas universitárias
trajetórias e perspectivas para um futuro não tão distante
Palavras-chave:
Competência em informação, Serviços de referência, Bibliotecas universitárias, Treinamento de usuários, Educação continuadaResumo
O presente trabalho tem como objetivo revisitar o Programa de Orientação Continuada ao Usuário da Biblioteca Biomédica B (CB/B) da UERJ, analisando sua trajetória entre 2008 e 2025. Fundamentado nos conceitos de serviço de referência, competência informacional, mediação da informação e treinamento de usuários, o estudo adota uma abordagem documental, descritiva e quali-quantitativa. Os resultados apontam a realização de 165 treinamentos, com impacto em 3.619 usuários. Conclui-se que o Programa é uma ação educativa consolidada, relevante para a formação acadêmica e científica, e com potencial de expansão por meio da oferta como curso de extensão e da atuação em rede.
Referências
ACCART, J. P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2012.
CAAMAÑO, Adriana Campos Jaña et al. Orientação continuada de usuários em bibliotecas universitárias: relato de experiência. In: SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2014. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6783. Acesso em: 30 maio 2025.
DEZUANNI, Michael; OSMAN, Kim. IFLA Trend Report 2024. Brisbane: Digital Media Research Centre, 2024. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/ifla-trend-report-2024.pdf. Acesso em: 29 maio 2025.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Information Literacy Section. [S. l.]: IFLA, [202-?]. Disponível em: https://www.ifla.org/units/information-literacy/. Acesso em: 29 maio 2025.
NAVIGATING the Future: Key Trends in Academic Libraries for 2024. In: INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. IFLA Academic and Research Libraries Section Blog. [S. l.]: IFLA, [2024]. Disponível em: https://blogs.ifla.org/arl/2025/05/26/navigating-the-future-key-trends-in-academic-libraries-for-2024/. Acesso em 29 maio 2025.
PINTO, Alejandra Aguilar. Os serviços de referência: mudanças, desafios e oportunidades na sociedade da informação. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves (orgs.). Biblioteca do Século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2016. cap. 10. p. 241-280. E-book. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7426. Acesso em: 29 maio 2025.
SANTA ANNA, Jorge. Implementação, avaliação, manutenção e reestruturação do serviço de referência das bibliotecas universitárias brasileiras à luz das diretrizes da American Library Association. 2023. 222 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/63751. Acesso em: 29 maio 2025.
SANTIN, Dirce Maria. Bibliotecário de referência. In: SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (org.). O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. p. 15-49. E-book. Disponível em: https://biblio.eci.ufmg.br/ebooks/2021010003.pdf. Acesso em: 29 maio 2025.
SILVEIRA, Júlia Gonçalves da. Gestão de recursos humanos em bibliotecas universitárias: reflexões. Ci. Inf., Brasília, v. 38, n. 2, p. 126-141, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/fcMmLrvdyy4prvVwgY4tR6S/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 maio 2025.