Roda de leitura literária

a universidade como espaço de formação de leitores no ensino fundamental

Autores

  • Alcebiades Girlandson Oliveira Lira Universidade Federal do Norte do Tocatins
  • Meirelane Socorro Leocadio
  • Katia Cidalina Santa Brigida Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Maria do Carmo Silva Vieira de Medeiros Universidade Federal do Norte do Tocantins

Palavras-chave:

Leitura literária, Extensão universitária, Educação básica, Formação de leitores, Mediação cultural

Resumo

Este artigo apresenta os objetivos, fundamentos e resultados do projeto de extensão “Roda de Leitura Literária”, desenvolvido na UFNT com alunos do ensino fundamental de Araguaína (TO). A proposta visa formar leitores críticos por meio de rodas de leitura mensais, baseadas na pedagogia de Paulo Freire e nas práticas de mediação literária. A metodologia inclui leitura dialógica, produção cultural e avaliação participativa. Os resultados indicam maior engajamento com a leitura, desenvolvimento da expressão oral e fortalecimento dos vínculos entre universidade e escola. Conclui-se que a literatura pode ser uma ferramenta de transformação social.

Biografia do Autor

Meirelane Socorro Leocadio

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestra em Ciências pelo IPEN/USP. Atualmente é professora universitária do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos ( UNITPAC) e bibliotecária da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase bibliotecas universitárias e atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, normalização, biblioteca universitária e especializada, informação em saúde.

Katia Cidalina Santa Brigida, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Bibliotecária da Universidade Federal do Norte do Tocantins, especialista pela UFT

Maria do Carmo Silva Vieira de Medeiros, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Vieira, D. V.;CARVALHO, A. V.; Brito, C. F.. COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS DO BIBLIOTECÁRIO DO SETOR DE REFERÊNCIA: Proposta de avaliação da satisfação dos usuários aplicando o modelo SERVQUAL no âmbito da biblioteca da UFPI. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 1 - Biblioteca e Sociedade