Para além das telas

um relato sobre um projeto de jogos de tabuleiro na biblioteca no contexto da Lei nº 15.100/2025

Autores

  • Diego Leonardo de Souza Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) https://orcid.org/0000-0002-0105-1577
  • Eliene de Oliveira Belo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • José Luiz Oliveira Vitor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Jogos educativos, Políticas educacionais, Inovação educacional

Resumo

O projeto de jogos de tabuleiro na Biblioteca do IFAM/Manaus Zona Leste foi analisado como alternativa ao uso de celulares (Lei nº 15.100/2025). A pesquisa qualitativa, com 397 empréstimos, mostrou que 62% dos alunos avaliaram positivamente, destacando a melhora na socialização (78%) e habilidades cognitivas. Conclui-se que os jogos são uma estratégia viável para reduzir a dependência digital, mas exigem investimentos e integração curricular. O uso é recorrente em todos os níveis de ensino. Sugere-se estudar o projeto como recurso contra o estresse escolar e a ansiedade digital.

Biografia do Autor

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM)

Eliene de Oliveira Belo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação - MUST University (Flórida-USA). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente é auxiliar de biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Especialista em Docência do Ensino Superior.

José Luiz Oliveira Vitor, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAM). Auxiliar de biblioteca no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste.

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação