Biblioteca universitária e departamento de ensino
uma parceria para comunicar a memória do campo das Artes na Wikipédia
Palavras-chave:
Biblioteca Universitária, Artes, Wikipédia, BiografiasResumo
Estudo de caso descritivo sobre projeto de pesquisa realizado em parceria entre a biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA) e seu Departamento de Artes Plásticas (CAP) com o objetivo de produzir artigos biográficos sobre os docentes do CAP do na Wikipédia. Como resultado parcial, evidencia a importância da relação entre biblioteca e departamento de ensino, destacando saberes de cada domínio pertinentes à ação. Conclui pela importância de ações, no contexto do conhecimento aberto, para construir e comunicar a memória dos campos do conhecimento, aspecto essencial à construção do seu valor nas sociedades.
Referências
ANÁLISE de visualizações de página. In: PAGEVIEWS. [S. l.], 2025. Disponível em: http://bit.ly/3FvHygB. Acesso em: 27 abr. 2025.
ANNATERESA Fabris. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], [2025]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Annateresa_Fabris. Acesso em: 27 abr. 2025.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia a Wikipédia. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
FIGUEREDO, Danielly C. D.; VARELLA, Flávia F. Manual para a escrita de biografias na Wikipédia. Mariana, MG : Edições SBTHH, 2023. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/Manual_para_a_escrita_de_biografias_na_Wikip%C3%A9dia.pdf. Acesso em: 25 fev. 2025.
JULIO Plaza. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], [2025]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Julio_Plaza. Acesso em: 27 abr. 2025.
OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION. Open definition: defining open in open data, open content and open knowledge. In: OPEN Knowledge Foundation. [S. l.], [202-?]. Disponível em: https://opendefinition.org/od/2.1/en/. Acesso em: 10 jun. 2024.
VARELLA, Flávia F.; BONALDO, Rodrigo B. Negociando autoridades, construindo saberes: a historiografia digital e colaborativa no projeto Teoria da História na Wikipédia. Revista Brasileira de História, v. 40, n. 85, p. 147–170, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-93472020v40n85-08. Acesso em: 10 jun. 2024.
VIANA, Lilian; PIERUCCINI, Ivete; MADRUGA, Stela. Biblioteca universitária e saberes informacionais: uma experiência com a wikipédia. Informação & Informação, v. 26, n. 4, p. 645–669. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p645. Acesso em: 10 jun. 2024.
WIKI MOVIMENTO BRASIL. Wikipédia de A a Z. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Wikipédia_de_A_a_Z.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
WIKIPÉDIA: cinco pilares. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], [2023]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Cinco_pilares. Acesso em: 10 jun. 2024.
WIKIPÉDIA: Critérios de notoriedade. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], 2025a. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Crit%C3%A9rios_de_notoriedade. Acesso em: 10 jun. 2024.
WIKIPÉDIA: Livro de estilo. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], 2025b. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Livro_de_estilo. Acesso em: 27 abr. 2025.
WIKIPÉDIA versus Britânica. Agência FAPESP, São Paulo, 23 dez. 2005. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/wikipedia-versus-britanica/4819/. Acesso em: 10 jun. 2024.
ZANINI, Walter. Arte e história da arte. Estudos Avançados, São Paulo, n. 22, p. 487-489, set./dez. 1994.