Biblioteca universitária e departamento de ensino

uma parceria para comunicar a memória do campo das Artes na Wikipédia

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Artes, Wikipédia, Biografias

Resumo

Estudo de caso descritivo sobre projeto de pesquisa realizado em parceria entre a biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA) e seu Departamento de Artes Plásticas (CAP) com o objetivo de produzir artigos biográficos sobre os docentes do CAP do na Wikipédia. Como resultado parcial, evidencia a importância da relação entre biblioteca e departamento de ensino, destacando saberes de cada domínio pertinentes à ação. Conclui pela importância de ações, no contexto do conhecimento aberto, para construir e comunicar a memória dos campos do conhecimento, aspecto essencial à construção do seu valor nas sociedades.

Biografia do Autor

Lilian Viana, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Biblioteconomia (2009) pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), mestrado (2014) e doutorado (2021) em Ciência da informação pela ECA/USP, na área de concentração Apropriação social da informação, com estudos sobre bibliotecas. Atua como bibliotecária na biblioteca da FSP/USP. Possui experiência no tratamento técnico da informação, em práticas de catalogação e comunicação da memória científico-acadêmica em projetos de conhecimento aberto, letramento acadêmico com ênfase em projetos de conhecimento aberto. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB)

Marianne Farah Arnone, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Artes Visuais (2011), com habilitação em Gravura, pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre (2014) e Doutora (2022) em História da arte pelo Programa de Pós-graduação em História, Crítica e Teoria da Arte realizado no Departamento de Artes da ECA-USP. A tese, defendida em 2022, recebeu a menção honrosa na 12 edição do Prêmio Tese Destaque da USP de 2023. Atua, desde 2008, como membro do Grupo de Estudos Arte e Fotografia do Departamento de Artes da ECA-USP. Possui experiência com pesquisa, documentação, acervos e curadoria atuando em diferentes instituições culturais como Pinacoteca de São Paulo e Fundação Bienal de São Paulo. Desenvolve, atualmente, pós-doutorado no Departamento de Artes da ECA-USP sobre as técnicas de reprodução da imagem no século XIX.

Referências

ANÁLISE de visualizações de página. In: PAGEVIEWS. [S. l.], 2025. Disponível em: http://bit.ly/3FvHygB. Acesso em: 27 abr. 2025.

ANNATERESA Fabris. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], [2025]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Annateresa_Fabris. Acesso em: 27 abr. 2025.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia a Wikipédia. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

FIGUEREDO, Danielly C. D.; VARELLA, Flávia F. Manual para a escrita de biografias na Wikipédia. Mariana, MG : Edições SBTHH, 2023. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/Manual_para_a_escrita_de_biografias_na_Wikip%C3%A9dia.pdf. Acesso em: 25 fev. 2025.

JULIO Plaza. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], [2025]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Julio_Plaza. Acesso em: 27 abr. 2025.

OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION. Open definition: defining open in open data, open content and open knowledge. In: OPEN Knowledge Foundation. [S. l.], [202-?]. Disponível em: https://opendefinition.org/od/2.1/en/. Acesso em: 10 jun. 2024.

VARELLA, Flávia F.; BONALDO, Rodrigo B. Negociando autoridades, construindo saberes: a historiografia digital e colaborativa no projeto Teoria da História na Wikipédia. Revista Brasileira de História, v. 40, n. 85, p. 147–170, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-93472020v40n85-08. Acesso em: 10 jun. 2024.

VIANA, Lilian; PIERUCCINI, Ivete; MADRUGA, Stela. Biblioteca universitária e saberes informacionais: uma experiência com a wikipédia. Informação & Informação, v. 26, n. 4, p. 645–669. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p645. Acesso em: 10 jun. 2024.

WIKI MOVIMENTO BRASIL. Wikipédia de A a Z. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Wikipédia_de_A_a_Z.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.

WIKIPÉDIA: cinco pilares. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], [2023]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Cinco_pilares. Acesso em: 10 jun. 2024.

WIKIPÉDIA: Critérios de notoriedade. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], 2025a. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Crit%C3%A9rios_de_notoriedade. Acesso em: 10 jun. 2024.

WIKIPÉDIA: Livro de estilo. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], 2025b. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Livro_de_estilo. Acesso em: 27 abr. 2025.

WIKIPÉDIA versus Britânica. Agência FAPESP, São Paulo, 23 dez. 2005. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/wikipedia-versus-britanica/4819/. Acesso em: 10 jun. 2024.

ZANINI, Walter. Arte e história da arte. Estudos Avançados, São Paulo, n. 22, p. 487-489, set./dez. 1994.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 4 - Produtos, Serviços, Tecnologia e Inovação