Indicadores e impactos da pesquisa

alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e às áreas temáticas da extensão

Autores

Palavras-chave:

Indicadores de impacto, Avaliação da pesquisa, Pós-graduação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Extensão universitária

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a implantação da seção de Indicadores de Impacto, como elemento pré-textual, das teses e dissertações defendidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi adotada uma pesquisa documental e bibliográfica para amparar a criação dos indicadores de impactos da pesquisa, observando os tipos de impactos, as áreas temáticas da extensão e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Organizações Unidas (ONU). Na ocasião da 5ª edição do Manual de normalização e estrutura de trabalhos acadêmicos foi desenvolvido um formulário com os indicadores da pesquisa, bem como, foi acrescentada uma seção com os impactos da pesquisa, inserida como elemento pré-textual, após o abstract. A estimativa do impacto social do conhecimento gerado por instituições de ensino e pesquisa exige metodologia estruturada para monitorar ações e alinhar resultados aos objetivos de desenvolvimento. Os indicadores de impacto adotados podem contribuir com essa ação.

Referências

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 461/2022 – Plenário. Relator: Ministro Walton Alencar Rodrigues. Brasília, DF, 23 mar. 2022.

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico no Brasil: os desafios da divulgação científica e tecnológica. São Paulo: Contexto, 2009.

CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M. Sistemas de inovação e desenvolvimento: as implicações de política. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 34–45, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392005000100003. Acesso em: 30 jul. 2025.

CESE. Direitos Humanos: o que são, conceitos, importância e abrangência. 28 jul. 2024. Disponível em: https://www.cese.org.br/blog/direitos-humanos-o-que-sao/. Acesso em: 30 jul. 2025.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. The State of Food Security and Nutrition in the World 2021. Roma: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, 2021. DOI: https://doi.org/10.4060/cb4474en. Acesso em: 12 ago. 2025.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://www.forproex.org.br. Acesso em: 7 fev. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101804.pdf. Acesso em: 12 ago. 2025.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: relatório Brasil 2022. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2022. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/relatorio2022. Acesso em: 12 ago. 2025.

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Genebra: Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, 2021. DOI: https://doi.org/10.1017/9781009157896. Acesso em: 12 ago. 2025.

INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. World Energy Outlook 2022. Paris: Agência Internacional de Energia, 2022. Disponível em: https://www.iea.org/reports/world-energy-outlook-2022. Acesso em: 12 ago. 2025.

INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION. World Employment and Social Outlook 2020. Genebra: Organização Internacional do Trabalho, 2020. Disponível em: https://www.ilo.org/global/research/global-reports/weso/2020/lang--en/index.htm. Acesso em: 12 ago. 2025.

JACOBI, Pedro R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 118, p. 189-205, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008. Acesso em: 7 fev. 2025.

OCDE. Science, Technology and Innovation Outlook 2021:times ofcrisisandopportunity. Paris: OECD Publishing, 2021. Disponível em: https://www.oecd.org. Acesso em: 7 fev. 2025.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMEN. Measuring Innovation in Education 2020. Paris: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 2020. Disponível em: https://www.oecd.org/education/measuring-innovation-in-education-2020.htm. Acesso em: 12 ago. 2025.

PICCOLI, M. S. de Q.; STECANELA, N.Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura.Educação e Pesquisa,São Paulo, v. 49, e253818, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349253818. Acesso em: 4 ago. 2025.

POZZER, Márcio Rogério Olivato; LEON, Luis Eduardo Trevisan de. Cultura e extensão universitária: dez anos da tentativa de institucionalização de uma política pública no âmbito do Ministério da Cultura. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 73–86, 2019. DOI: 10.14393/rep-v0n02019-45222. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45222. Acesso em: 4 ago. 2025.

SACHS, Jeffrey et al. Sustainable Development Report 2021: The Decade of Action for the SDGs. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. Disponível em: https://dashboards.sdgindex.org/reports/sustainable-development-report-2021. Acesso em: 12 ago. 2025.

SAMPAIO, Josineide Francisco et al.A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática.Interface - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 921–930, Maceió, AL, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/5282. DOI: https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.5282. Acesso em: 30 jul. 2025.

SANTOS, Gabriela Martins dos; MARTENS, Cristina Dai Prá.Modelos de avaliação do impacto da pesquisa na área de Administração: uma revisão sistemática da literatura. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO, PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 7., 2024, São Paulo, Brasil/Casablanca/Marrocos. Anais [...]. São Paulo: UNINOVE, 2024. Disponível em: https://submissao.singep.org.br/12singep/proceedings/arquivos/298.pdf. Acesso em: 4 ago. 2025.

SECRETARIAT OF THE CONVENTION ON BIOLOGICAL DIVERSITY. Global Biodiversity Outlook 5. Montreal: Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica, 2020. Disponível em: https://www.cbd.int/gbo5. Acesso em: 12 ago. 2025.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

STOKES, Donald E. Pasteur’s Quadrant: basic science and technological innovation. Washington, DC: Brookings Institution Press, 1997.

UNITED NATIONS CHILDREN’S FUND; WORLD HEALTH ORGANIZATION. Progress on Household Drinking Water, Sanitation and Hygiene 2000-2020. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240030848. Acesso em: 12 ago. 2025.

UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME. Human Development Report 2022: Uncertain Times, Unsettled Lives. Nova Iorque: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2022. Disponível em: https://hdr.undp.org/content/human-development-report-2022. Acesso em: 12 ago. 2025.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Global Education Monitoring Report 2019. Paris: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000366994. Acesso em: 12 ago. 2025.

UNITED NATIONS ENTITY FOR GENDER EQUALITY AND THE EMPOWERMENT OF WOMEN. Gender Equality: Women’s Economic Empowerment Report 2021. Nova Iorque: Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, 2021. Disponível em: https://www.unwomen.org/en/digital-library/publications/2021/09/gender-equality-womens-economic-empowerment-report. Acesso em: 12 ago. 2025.

UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. Sustainability and Circular Economy Report 2021. Nairóbi: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 2021. Disponível em: https://wedocs.unep.org/handle/20.500.11822/35214. Acesso em: 12 ago. 2025.

UNITED NATIONS HUMAN SETTLEMENTS PROGRAMME. World Cities Report 2020: The Value of Sustainable Urbanization. Nairóbi: Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, 2021. Disponível em: https://unhabitat.org/wcr/. Acesso em: 12 ago. 2025.

UNITED NATIONS. The Sustainable Development Goals Report 2022. Nova Iorque: Organização das Nações Unidas, 2022. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2022/. Acesso em: 12 ago. 2025.

UNITED NATIONS. Transforming Our World: The 2030 Agenda for Sustainable Development. Nova Iorque: Organização das Nações Unidas, 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/2030agenda. Acesso em: 12 ago. 2025.

WOOD, Thomaz; WILNER, Adriana.Impacto multidimensional da pesquisa: desenvolvimento e teste de um modelo para avaliação. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 21, n. 5, e2022-0258, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/wMwB9tCJr7gKtfPztXmcRpK/. Acesso em: 4 ago. 2025.

WORD BANK. World Development Indicators 2022. Washington, DC: Banco Mundial, 2022. Disponível em: https://databank.worldbank.org/source/world-development-indicators. Acesso em: 12 ago. 2025.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Health Statistics 2022. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.who.int/data/gho/publications/world-health-statistics. Acesso em: 12 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-15