A catalogação de gravações musicais na Biblioteca da ECA

relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Catalogação, Gravações sonoras, Música

Resumo

Objetivo: analisar os resultados da adaptação da catalogação de gravações musicais baseadas em normas desenvolvidas pela Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes, considerando o banco de dados geral da Universidade de São Paulo. Fundamentação: experiência prática da biblioteca, expressa em seu manual de catalogação de gravações, e artigos acadêmicos. Resultados: identificadas vantagens e problemas na mudança de ambiente. Os problemas, majoritariamente, estão ligados à visualização das informações e à falta de discussão sobre métodos de tratamento de gravações musicais no sistema de bibliotecas. Conclusão: é necessário promover debates sobre conceitos que fundamentem uma catalogação focada nas necessidades dos pesquisadores.

Biografia do Autor

Marina Marchini Macambyra, Universidade de São Paulo

Bibliotecária formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalha desde 1982 na biblioteca dessa mesma Escola, atuando no tratamento da informação e nos serviços de referência. Sua principal área de atuação é a documentação audiovisual, tendo trabalhado na organização de coleções de filmes, imagens fixas e documentos musicais. Mantém um blog pessoal sobre documentação audiovisual: A Imagem, o Som, o Tempo. Colabora com o blog da Biblioteca da ECA e com o Bibliotecários Sem Fronteiras. Atualmente chefia o Serviço de Atendimento e Circulação da Biblioteca da ECA, onde coordena o programa de treinamentos.

Alessandra Vieira Canholi Maldonado, Universidade de São Paulo

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília - (1996). Possui Pós-graduação latu sensu em Uso Estratégico de Tecnologias em Informação pela UNESP/Marília (2001). Desde setembro de 2013 é bibliotecária na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde atua no Serviço de Tratamento da Informação.

Amanda Pedrosa de Matos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciência da Informação, Mestra em Meios e Processos Audiovisuais (com bolsa de pesquisa da CAPES) e graduada em Biblioteconomia, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Membra do grupo CiMetrias - Grupo de Pesquisa em Métricas da Ciência e Tecnologia. Trabalhou com pesquisa de música brasileira na Rádio USP e com o acervo da pesquisadora Marlui Miranda. Atualmente, é bibliotecária da Seção Técnica de Treinamento e Divulgação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP).

Referências

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

Eixo 3 - Gestão de Bibliotecas