Desafios dos repositórios digitais de conhecimento tradicional
contribuições para reflexões das bibliotecas universitárias
Palavras-chave:
Repositórios digitais, Conhecimento tradicional, Bibliometria, Repositórios indígenas, Saberes tradicionaisResumo
Examina, por meio de um estudo bibliométrico, os desafios de implementar repositórios digitais para reunir conhecimento tradicional. A pesquisa em três bases de dados identificou 106 artigos sobre temas como repositório digital, conhecimento indígena e metadados. Os desafios incluem superar uma perspectiva padronizada e colonialista, incorporar epistemologias indígenas, envolver as comunidades e respeitar seus direitos autorais. É necessário desenvolver metadados compatíveis com os povos originários e criar repositórios multimodais que integrem registros orais, visuais e audiovisuais.
Referências
BALOGUN, Tolulope; KALUSOPA, Trywell. Web archiving of indigenous knowledge systems in South Africa. Information Development, v. 38, n. 4, 2022, p. 658-671. Disponível em: https://doi-org.ez31.periodicos.capes.gov.br/10.1177/02666669211005522. Acesso em: 25 jun. 2025.
BARBALHO, Celia Regina Simonetti. Sustentabilidade dos conhecimentos indígenas: reflexões sobre o papel da biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), 22., 2023, Florianópolis. Anais [...] . São Paulo: Febab, 2023. p. 1-9. Disponível em: https://portal.febab.org.br/snbu2023/article/view/2826. Acesso em: 13 jun. 2025.
BASSON, et al. The effect of data sources on the measurement of open access: a comparison of Dimensions and the Web of Science. PLOS ONE, San Francisco, v. 17, n. 3, e0265545, 2022. DOI: 10.1371/journal.pone.0265545. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0265545. Acesso em: 16 jun. 2025.
BUTHELEZI, Simiso C.; OCHOLLA, Dennis; DLAMINI, Petros. Strategies for documenting and disseminating indigenous knowledge at a South African university. South African Journal of Information Management, [s. l.], v. 26, n. 1, 2024. DOI 10.4102/sajim.v26i1.1648. Disponível em: https://sajim.co.za/index.php/SAJIM/article/view/1648.Acesso em: 27 jun. 2025.
DANGI, Ram Kumar; SARAF, Sanjiv. Role of Libraries in Preservation of Traditional Knowledge: with Special Reference to India. Qualitative and Quantitative Methods in Libraries, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 35–42, 2017. Disponível em: https://qqml-journal.net/index.php/qqml/article/view/387. Acesso em: 27 jun. 2025.
GOSART, Ulia. Indigenous librarianship: theory, practices, and means of social action. Ifla Journal, [s.l.], v. 47, n. 3, p. 293-304, 17 fev. 2021. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0340035221991861. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0340035221991861?journalCode=iflb. Acesso em: 3 jun. 2023.
JENNINGS, Derek; JOHNSON-JENNINGS, Michelle; LITTLE, Meg. Utilizing Webs to Share Ancestral and Intergenerational Teachings: The Process of Co-Building an Online Digital Repository in Partnership with Indigenous Communities. Genealogy, [s. l.], v. 4, n. 3, set. 2020. DOI https://doi.org/10.3390/genealogy4030070. Disponível em: https://www.mdpi.com/2313-5778/4/3/70. Acesso em: 27 jun. 2025.
LEE, Deborah. Indigenous Knowledges and the University Library. Canadian Journal Of Native Education, [S.L.], v. 31, n. 1, p. 149-161, 10 dez. 2021. Canadian Journal of Native Education. Disponível em: https://ojs.library.ubc.ca/index.php/CJNE/article/view/196434/191645. Acesso em: 4 jun. 2023.
MBINGE, Uariaike; STANLEY, Colin; KANDJABANGA, Immanuel; MUASHEKELE, Chris; KORUHAMA, Kahuhu Alphons; KAPUIRE, Gereon Koch; MAASZ, Donovan; WINSCHIERS-THEOPHILUS, Heike. Co-creating digital representations of indigenous knowledge: an ovaHimba curated digital repository. International Journal on Digital Libraries, [s. l.], v. 26, n. 7, mar. 2025. DOI https://doi.org/10.1007/s00799-025-00418-8. Disponível em: https://link-springer-com.ez2.periodicos.capes.gov.br/article/10.1007/s00799-025-00418-8#citeas. Acesso em: 27 jun. 2025.
PALMER, Mark H. Engaging with indigital geographic information networks. Futures, v. 41, n. 1, 2009, p. 33-40. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.futures.2008.07.006. Acesso em: 25 jun. 2025.
PERIOTTO, Caroline; ARAKAKI, Felipe; MASSA, Jair de Jesus; COSTA, Luiza Sigoli Fernandes; GRACIOSO, Luciana de Souza. Organization and representation of indigenous scientific production: a case study on the Institutional Repository in Brazil. Knowl. Org. v. 51, n. 8, 2024. Disponível em: https://www.imrpress.com/journal/KO/51/8/10.5771/0943-7444-2024-8-642. Acesso em: 24 jun. 2025.
RADCLIFFE, Chris; PARISSI, Cesidio. Understanding and preserving Indigenous agricultural knowledge: a suggested way forward for future research. Global Knowledge Memory and Communication, v. 73, n. 8/9, p. 1005-1024. Disponível em: https://doi.org/10.1108/GKMC-03-2022-0058. Acesso em: 25 jun. 2025.