Patrimônio digital da Universidade Federal do Espírito Santo

a experiência com o software Tainacan

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio digital, Software livre Tainacan., Repositório digital., Universidade Federal do Espírito Santo, Preservação digital.

Resumo

Descreve a implementação da Plataforma Acervus que visa reunir o patrimônio digital da Universidade Federal do Espírito Santo. A Plataforma foi desenvolvida com o software Tainacan a partir de um projeto-piloto com as Coleções Especiais da Universidade. Como resultado inicial, foi disponibilizado o acervo de fotografias da coleção Mário Aristides Freire. As atividades desenvolvidas demonstram que a iniciativa é viável e que será possível reunir os acervos dispersos nos campi e contemplar as necessidades dos setores e usuários de forma integrada e colaborativa.

Biografia do Autor

Morgana Carneiro de Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), mestrado em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2012); doutorado em Tecnologias e Ciência da Informação pela Universidade do Minho (2018).

Atua como bibliotecária na Biblioteca Central/Universidade Estadual do Espírito Santo com experiência em biblioteconomia, processos de disseminação e recuperação da informação e repositório digital. Coordenou o repositório institucional da Universidade Federal do Espírito Santo e o Diretório de Eventos Científicos Digitais. É responsável pela implantação do Repositório Temático sobre a memória do Espírito Santo.

Tem interesse nos seguintes temas: repositório digital (institucional e de dados), interoperabilidade semântica, Web Semântica (Linked Data) e disseminação da informação.

Patricia Pacheco de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995) e especialização em Marketing Estratégico pelo Centro Universitário Vila Velha (2005). Bibliotecária-documentalista da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Luisa Vernersbach Varejão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Atualmente está finalizando o curso de graduação em Biblioteconomia e estagiária na biblioteca Fernando de Castro Moraes (Biblioteca Central) da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, literatura, catalogação e tem interesse nas áreas de tecnologia, dados, informação, repositórios digitais, representações de imagens, fotografia e representação da informação em contextos digitais.

Eric Arantes Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Vitoriana de Tecnologia (2010). Tem experiência na área de Tecnologia de Informação, com ênfase em Sistemas Computacionais, Automação e Desenvolvimento de Sistemas .  Mestre em Gestão Pública.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços