O Poder da Informação na Internet: uma análise de uso do Marketing Digital nos blogs da Ciência da Informação

Autores

  • Maxwell Milhome de Sousa UFS
  • Telma de Carvalho UFS

Palavras-chave:

Blog. Ciência da Informação. Internet. Marketing Digital.

Resumo

Avaliou-se a eficácia da utilização de blogs para a disseminação da informação, a partir do questionamento se os blogs de conteúdo na área da CI seguem modelos de padronização propostos na literatura. A fim de identificar a pertinência do conteúdo informacional veiculado por eles, foi analisada sua qualidade, identificando a Arquitetura da Informação utilizada, verificando os mapas dos blogs para observar se há um padrão entre eles e conferindo se estão utilizando ferramentas do Marketing Digital para atingir o público, analisando-se o conteúdo dos mesmos nas redes sociais disponíveis. O trabalho utilizou métodos qualitativos e quantitativos, com uma amostra na blogosfera de CI, e fomentado na academia com os principais autores sobre os assuntos abordados. Os resultados encontrados no estudo foram exibidos de forma imparcial à maneira que a metodologia solicitou. Foram verificados os parâmetros necessários para que a análise pudesse ser feita e concluiu-se que a blogosfera está bem servida na área da CI, mas ainda há muito o que ser otimizado.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 8: Ciência da Informação