O Bibliotecário como docente na graduação em Medicina: experiência na elaboração, docência e avaliação da disciplina “Tópicos de Informação em Saúde”.
Autores
Shirlei Galarça Salort
UFRGS
Bárbara PIlatti Piffer
UFRGS
Raquel Schimitt Domingos
UFRGS
Viviane Carrion Castanho
UFRGS
Maiara Bettio
UFRGS
Palavras-chave:
bibliotecário, oferta de disciplina de graduação, pesquisa em saúde, Medicina, Biblioteca FAMED/HCPA
Resumo
Este trabalho apresenta as etapas de elaboração, docência e avaliação da disciplina “Tópicos de Informação em Saúde”, ofertada ao curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ministrada por bibliotecários, mostrando sua evolução e destacando os resultados das avaliações discentes, o conteúdo abordado e a metodologia utilizada. A experiência apresentada permitiu constatar que a inserção do bibliotecário nas atividades de ensino na graduação contribui positivamente para o letramento informacional dos acadêmicos, assim como para uma melhor formação em pesquisa. Somando-se a isso, tal atuação permite maior interação com os discentes, o que possibilita um estreitamento das relações entre comunidade acadêmica e biblioteca, otimizando o uso dos recursos de informação disponíveis e proporcionando maior conhecimento dos serviços prestados pelos bibliotecários. Por fim, entende-se que a ampliação de vagas para outros cursos de graduação da UFRGS, contribuirá ainda mais, tanto para a formação de um número maior de estudantes quanto na promoção da interdisciplinaridade.